Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Morre José Gregori, ex-ministro da Justiça de FHC

Advogado também foi secretário nacional dos Direitos Humanos. Lula lamentou a perda nas redes sociais

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 set 2023, 20h52

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos, José Gregori, morreu neste domingo 3, aos 92 anos, em São Paulo.

Gregori, que comandou o ministério da Justiça no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 2000 e 2001 e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estava internado no Hospital Sírio Libanês e deixa três filhas.

O advogado também foi um dos signatários da “Carta aos Brasileiros” divulgada em 1977 em defesa dos direitos humanos, justiça e cidadania, durante a Ditadura Militar e integrava a Comissão Arns, organização da sociedade civil que atua na defesa dos direitos humanos. Em 2011, foi empossado na Academia Paulista de Letras, a APL, na cadeira de número 15.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-ministro. “Soube agora do falecimento de José Gregori, ex-Ministro da Justiça e ex-Secretário Nacional de DH. Sua vida foi marcada por um firme compromisso com os direitos humanos e com a consolidação da democracia. Muito obrigado, José Gregori. Seu legado jamais será esquecido”, escreveu.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que Gregori defendeu a eleição de Lula e em 2022, apoiou a nova versão de carta aos brasileiros, a “Carta aberta aos brasileiros e brasileiras – Estado Democrático de Direito Sempre”.

A Fundação FHC também registrou a morte de José Gregori, nas redes, como “um democrata e um defensor dos direitos humanos em mais de 60 anos de vida pública”, assim como o PSDB, partido do qual era integrante: “a democracia brasileira e o sistema judiciário devem muito à luta de Gregori.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.