O combate aos incêndios florestais e às queimadas no estado do Acre ganha, a partir desta terça-feira 17, o reforço de equipes da Força Nacional de Segurança Pública. Atendendo solicitação do governo acriano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, assinou portaria, publicada no Diário Oficial da União, desta terça, autorizando a medida.
De acordo com o documento, as ações da Força Nacional será em caráter episódico e planejado, em atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, até 24 de setembro de 2019.
A portaria define ainda que a presença do reforço terá apoio logístico do governo do Acre, que deverá dispor da infraestrutura necessária às equipes. O número de militares disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo ministério.
Em agosto, Moro assinou portaria semelhante autorizando o envio da Força Nacional para combater queimadas nos estados de Rondônia e do Pará.
(Com Agência Brasil)