Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Lula é quem se decepcionou’, ironiza Zelensky sobre reunião que não houve

Presidente da Ucrânia pediu reunião com petista, mas encontro não aconteceu por conflito de agendas

Por Da Redação Atualizado em 22 Maio 2023, 08h57 - Publicado em 21 Maio 2023, 11h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ukrainian President Volodymyr Zelensky gestures as he gives a press conference in Kyiv on February 24, 2023, on the first anniversary of the Russian invasion of Ukraine. (Photo by Genya SAVILOV / AFP)
    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky: desembarque em Hiroshima para encontros com líderes e convidados da cúpula das maiores economias do mundo (Genya Savilov/AFP)

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi questionado por jornalistas neste domingo, 21, se ficou decepcionado por não conseguir se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro do G7 que ocorreu neste final de semana no Japão. “Ele é quem deve ter se decepcionado”, ironizou o líder ucraniano, sorrindo. Os dois presidentes participaram como convidados da cúpula das sete economias mais industrializadas do mundo — segundo o governo brasileiro, Zelensky chegou a pedir um encontro bilateral com Lula, mas a reunião acabou não acontecendo por conflito de agendas.

    “Não temos nenhuma prova de que Brasil, Índia ou China estejam enviando armas à Rússia”, pontuou Zelensky durante a mesma coletiva de imprensa. Em mais de uma ocasião, o presidente ucraniano criticou os integrantes dos Brics — bloco econômico que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — por não se unirem aos Estados Unidos e aos países da União Europeia para impor sanções econômicas e políticas à Rússia e ao governo de Vladimir Putin. Lula, o premiê indiano, Narendra Modi, e o presidente chinês, Xi Jinping, vêm adotando posições mais pragmáticas ao evitar condenar publicamente o presidente russo pela invasão. 

    Por outro lado, Lula criticou a “violação da integridade territorial da Ucrânia” durante a reunião com todos os chefes de Estado presentes no evento, na qual sentou-se de frente para Zelensky (leia a matéria completa aqui). O presidente brasileiro tem defendido uma solução negociada para a guerra que considere os impactos do conflito para o restante do mundo, que não tem envolvimento direto no confronto.


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.