Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Linha de trem parada, vias alagadas: veja como está a locomoção em SP

No fim da tarde desta segunda-feira, havia ao menos duas avenidas importantes intransitáveis por causa da chuva; ligação da CPTM para o ABC está inativa

O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo na madrugada desta segunda-feira, 11, causou enchentes, 12 mortes, deslizamentos e inundações em ruas e áreas residenciais. Entre os danos causados pela chuva, também estão os congestionamentos e a lentidão nos transportes públicos. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ainda restam três pontos de alagamento que causam problemas nas vias e devem ser evitados.

No bairro Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital, a Avenida Cardeal Santiago Luiz Copello, próxima à Marginal Tietê, está intransitável nos dois sentidos por causa do alagamento. Outra avenida nessa situação é a Presidente Wilson, no Ipiranga, Zona Sudeste, uma das regiões mais atingidas pelo temporal. A Rua Américo Salvador Novelli, em Itaquera, na Zona Leste, se mantém transitável, mas em estado de atenção.

A SPtrans, empresa pública que cuida do transporte coletivo por ônibus, listou no Twitter as interferências geradas pela chuva em algumas vias da cidade de São Paulo. Desde a madrugada, ao todo, foram oito pontos com interferências e lentidão, seja por alagamento, seja por queda de árvores.

As linhas de metrô da capital operam normalmente, apesar da lentidão na Linha 5-Lilás pela manhã.

A CPTM, entretanto, informou que a Linha 10-Turquesa, que vai do Brás à cidade de Rio Grande da Serra, no ABC, está paralisada desde às 4h. A linha 9-Esmeralda também sofreu alterações, mas já está operando normalmente, assim como o restante das linhas da CPTM.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou a interdição de três túneis da capital para serviços de manutenção entre 23h desta segunda e 4h30 da terça. O Túnel João Paulo II, que liga a Avenida Prestes Maia às avenidas 9 de Julho e 23 de Maio, será interditado parcialmente no sentido aeroporto. O Túnel Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Antônio Joaquim Moura de Andrade, será completamente interditado, assim como o Túnel Takeharu Akagawa, que liga as avenidas Santo Amaro e São Gabriel.