Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Itália prorroga veto a brasileiros por temer nova variante do coronavírus

Medida foi estendida por mais 15 dias; cepa surgida na Amazônia já fez outros países tomarem a medida, entre eles Reino Unido, EUA, Alemanha e Portugal

Por Da Redação 30 jan 2021, 20h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo da Itália anunciou neste sábado, 30, a prorrogação por mais quinze dias da suspensão de voos originários do Brasil como uma forma de prevenção contra a nova cepa do coronavírus que surgiu na região amazônica. Inicialmente, a restrição aos brasileiros, que havia sido anunciada no dia 16, iria durar até o final deste mês.

    O anúncio foi feito pelo ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza. Segundo um porta-voz da pasta, a decisão poderá novamente prorrogada ao final do prazo anunciado neste sábado. O decreto também proíbe a entrada no país de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil nos últimos 14 dias.

    A medida acontece ao mesmo tempo em que o governo suaviza as restrições internas. A maior parte do país passará para o nível amarelo, que permite a abertura de bares, cafés e restaurantes durante o dia e a circulação de pessoas entre as regiões. A decisão foi criticada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considerou muito cedo para flexibilizar medidas de proteção.

    Outros países

    Além da Itália, a aparição de uma nova variante do vírus na Amazônia fez outros países suspenderem a entrada de brasileiros, entre eles o Reino Unido, Portugal, Argentina e, mais recentemente, a Alemanha, que anunciou a medida na sexta-feira, 29.

    Os Estados Unidos, que haviam liberado a entrada de brasileiros após decisão do então presidente Donald Trump como uma das últimas medidas do seu governo, voltaram atrás após determinação contrária do novo mandatário do país, Joe Biden.

    Continua após a publicidade

    No Brasil

    Também neste sábado, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), decretou lockdwon na região oeste do estado — que faz fronteira com o Amazonas — a partir de segunda-feira, 1º, em razão da chegada da nova cepa do coronavírus. A chegada da variante do vírus já foi confirmada até  em estados mais afastados da Amazônia, como São Paulo e Sergipe.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.