Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

IPTU deve ficar até 40% mais caro na cidade em 2010

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) confirmou nesta segunda-feira que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deverá ficar até 40% mais caro na cidade em 2010. Kassab vai enviar à Câmara Municipal seu projeto de reajuste da Planta Genérica de Valores (PGV), base do cálculo do imposto. Segundo ele, a trava – valor máximo do reajuste para um imóvel independentemente de seu valor venal – será de 40%.

“Agora, infelizmente, temos que mostrar para a cidade de São Paulo que a atualização da planta genérica é uma necessidade. É uma questão de justiça tributária. A última atualização foi feita em 2001. Foi decidido nesse fim de semana que nós faremos a atualização no Orçamento de 2010”, disse o prefeito.

Kassab ainda afirmou que muitos imóveis terão redução de IPTU. Pelas regras do IPTU, imóveis residenciais cujo valor venal não ultrapasse 61.240,11 reais são isentos do imposto. Esse valor, porém, também deve mudar. “Eu posso adiantar que será um número muito grande de pessoas que estarão isentas”, disse o prefeito.

Ele não quis antecipar em quais áreas específicas do Orçamento o aumento do imposto deverá ter mais impacto. Kassab disse apenas que serão pontos onde houve, por exemplo, “investimentos expressivos do poder público”, como construção de estações de Metrô.