Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em Joinville, condomínio de indústrias abriga 2,6% do PIB catarinense

Gigantes dos setores eletroeletrônico, plástico, químico, naval, automotivo e de logística operam no local, que tem área de 2,6 milhões de metros quadrados

A Expedição VEJA passou a manhã desta quinta-feira em um gigantesco condomínio que abriga indústrias e empresas dos mais diferentes setores em Joinville e responde por 2,6% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.

O Perini Business Park, a nove quilômetros do centro da cidade, tem 2,6 milhões de metros quadrados de terreno e 290 mil metros quadrados de área construída, com um total de 25 galpões em funcionamento. Grandes indústrias dos setores eletroeletrônico, plástico, químico, naval, automotivo e de logística operam no local.

Todos os carros da BMW vendidos no Brasil, por exemplo, passam pelo condomínio, onde funciona o centro de distribuição da companhia alemã.

A alemã Siemens fabrica aparelhos de raio-x, ressonância e tomografia. A Lear, maior fabricante de bancos automotivos do mundo, também possui uma unidade no Perini. Ao todo, são mais de 100 empresas.

Leia também:

Em Joinville, 70% das exportações são industrializadas

Expedição Veja: ajude a revelar o Brasil que dá certo

​A localização de Joinville explica o sucesso do empreendimento: existem seis portos em um raio de 200 quilômetros de distância. As companhias arcam apenas com o aluguel do espaço e o valor do condomínio, de 1,41 reais por metro quadrado. Ou seja: uma empresa que ocupa 500 metros quadrados de área paga pouco mais de 700 reais de condomínio por mês para produzir em um ambiente fechado, com segurança 24 horas por dia e uma infraestrutura que inclui escritórios de advocacia, correios, quatro restaurantes, academia de ginástica e cursos de idiomas.

Ao todo, 7.500 pessoas trabalham no complexo. “Nosso condomínio rateia muitas despesas que uma empresa às vezes não tem condições de assumir sozinha”, diz Marcelo Hack, diretor-presidente do grupo que controla o empreendimento.

O ônibus da Expedição VEJA passou a manhã na vila germânica do Perini Business Park, e recebeu as visitas de vários empresários. Entre eles, além de Marcelo Hack, Jonas Tilp, diretor comercial do condomínio, e Fernando Pereira Junior, dono da Spectro Chem. À tarde, a equipe estará na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

Tem algo a dizer sobre Joinville? Converse conosco pelas redes sociais por meio da hashtag #expedicaoveja.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP