Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Com milhões na conta, Bolsonaro diz que ‘sobra pra um caldo de cana’

Ex-presidente fala com ironia sobre relatório do Coaf que identificou cifra milionária e agradece apoiadores por transferências de PIX

Por Sofia Cerqueira Atualizado em 29 jul 2023, 19h00 - Publicado em 29 jul 2023, 16h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dia depois de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelar que Jair Bolsonaro recebeu 17,2 milhões de reais de apoiadores por meio de transferência de PIX, o ex-presidente falou com ironia sobre o montante identificado em sua conta bancária. Ao aparecer de surpresa neste sábado, 29, em um evento do PL Mulher, em Florianópolis, no qual Michelle Bolsonaro até então era a grande atração, ele agradeceu o apoio de seus aliados: “Dá pra pagar todas as minhas contas e ainda sobre dinheiro pra tomar um caldo de cana e comer um pastel com dona Michelle”.

    Publicidade

    A cifra reunida por meio de vaquinha, entre 1º de janeiro e 4 de julho deste ano, equivale a oito vezes o valor que Bolsonaro informou em sua declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última eleição, que era de 2,3 milhões de reais. O montante reunido dá para pagar cerca de 17 vezes as multas provenientes de condenações em processos judiciais do ex-presidente que motivaram a campanha encabeçada por seus apoiadores políticos. Apesar dos milhões em conta, Bolsonaro ainda não quitou, por exemplo, uma dívida de quase 1 milhão de reais relativa a cinco processos na Justiça de São Paulo, neste caso de infrações sanitárias aplicada pelo governo local.

    Publicidade

    O encontro promovido pelo PL Mulher, que aconteceu em um espaço de shows em Jurerê, bairro nobre de Florianópolis, seria inicialmente conduzido só por Michelle Bolsonaro e tinha a intenção de ressaltar a importância da mulher na política. Acompanhado do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), o ex-presidente apareceu de surpresa, roubou a cena e fez um discurso de cerca de oito minutos.

    Além de falar dos milhões embolsados por meio de doações por PIX, Bolsonaro aproveitou o palco para criticar a decisão do TSE, que o tornou inelegível até 2030. “Triste é o país em que as autoridades do Judiciário punem os seus cidadãos não pelos seus erros, mas pelas suas virtudes. Me tiraram o direito político, mas isso não nos abala, temos milhares de sementes pelo Brasil”, disparou.

    O evento promovido pelo PL Mulher ainda teve a presença de Jair Bolsonaro, o filho mais novo do clã, e de Agustín Fernandez, maquiador inseparável de Michelle, que viraram atrações entre o público presente.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.