Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro usa informação errada para ironizar Maia sobre Amazônia

Presidente da Câmara quer usar dinheiro recuperado da Petrobras para combater queimadas

Por Da Redação Atualizado em 23 ago 2019, 13h20 - Publicado em 23 ago 2019, 12h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ironizou a intenção do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) de pedir ao Supremo Tribunal Federal o uso de um fundo de 2,5 bilhões de reais, com dinheiro recuperado dos casos de corrupção da Petrobras, para aplicá-lo na educação e na Amazônia, que tem sofrido com o aumento do desmatamento e dos incêndios.

    “É verdade que o Rodrigo Maia falou que vai dar 2 bilhões de reais do fundo partidário para combater incêndios? Vi uma notinha na imprensa aí”, questionou Bolsonaro. Ele reagiu ao ser indagado se a liberação de recursos estaria entre as iniciativas do governo para ajudar no combate às queimadas na região amazônica.

    “O problema é recurso”, respondeu. O montante questionado por Bolsonaro representa o aumento defendido por Maia e parlamentares no fundo partidário, que pode chegar a 3,7 bilhões de reais nas eleições municipais do ano que vem. Pelo Twitter, Maia anunciou o pedido apresentado ao STF. “Recursos que estão parados e entrariam hoje no caixa do governo e poderiam, inclusive, ir para os estados da região”, escreveu. Maia considerou a sua proposta “efetiva”.

    Ainda, em meio a críticas contra o governo de Jair Bolsonaro na área ambiental, Maia afirmou na última quinta-feira, 22, que pretende dialogar com parlamentos europeus sobre a Amazônia. Durante a conversa com jornalistas, Bolsonaro evitou comentar o esforço de aproximação do presidente da Câmara no exterior.

    Continua após a publicidade

    As queimadas que atingem a região amazônica nos últimos dias vêm despertando preocupação dos governos europeus, com ampla repercussão negativa sobre o governo. Ontem, Bolsonaro convocou uma reunião de emergência com oito ministros. Em seguida, determinou a todos os seus ministros, em suas áreas de competência, que adotem “medidas necessárias para o levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da floresta amazônica”.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.