PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Após ataque hacker, STJ começa a restabelecer sistemas

Corte afirma que dados estão sendo recuperados através de backups e a distribuição de processos voltará a ocorrer na terça-feira, uma semana após invasão

Por Da Redação 8 nov 2020, 23h37

Os sistemas de informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começarão a ser restabelecidos de forma gradual nessa segunda-feira, 9, a partir do Sistema Justiça – o principal da Corte, informou o tribunal em nota divulgada neste domingo, 8. Segundo comunicado, os dados perdidos após ataque hacker estão sendo recuperados a partir do backup e que o trabalho está avançando conforme o esperado e com as precauções que a situação demanda.Após ataque hacker, STJ começa a restabelecer sistemasApós ataque hacker, STJ começa a restabelecer sistemas

Também nesta segunda-feira, servidores, colaboradores e estagiários do STJ retomam a modalidade de trabalho em que se encontravam antes da indisponibilidade temporária causada pelo ataque hacker (presencial, teletrabalho ou trabalho remoto)”, afirma o tribunal em nota. 

Na última terça-feira, os sistemas do STJ foram alvo de uma invasão hacker. O ataque causou a interrupção de diversos julgamentos que ocorriam simultaneamente, por videoconferência, nas seis turmas do STJ. Os prazos processuais foram suspensos. Segundo o tribunal, as demandas urgentes estão centralizadas na presidência da Corte. “ plantão judicial, que vem sendo exercido pela Presidência, encerra-se amanhã (9), com os prazos voltando a correr no próximo dia 10″, afirma o tribunal. 

A distribuição dos processos ao ministros também devem voltar a ocorrer a partir de terça-feira. “Poderão ser realizadas as sessões de julgamento, a critério dos presidentes de turmas e seções. As sessões da Corte Especial e do Conselho de Administração obedecerão ao calendário previamente estabelecido”. 

Continua após a publicidade

Segundo o tribunal, o caso está sendo investigado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, a presidência do STJ recebeu, também, apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. “A Polícia Federal está apurando os efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação do crime segue em inquérito sigiloso”, diz.

Sem precedentes, o ataque hacker causou preocupação no tribunal e deixou todos os arquivos da terceira instância da Justiça brasileira expostos, algo que mostra a vulnerabilidade dos sistemas. Ao Radar, ministros classificaram o ataque à corte como histórico. “É muito grave que um tribunal superior do país deixe de funcionar por causa de uma ação de criminosos. Toda a memória da Corte estava nesse sistema agora corrompido”, afirmou um dos ministros.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.