Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A revolta da mulher-objeto

A publicidade adapta-se aos novos tempos, começa a abandonar o machismo obtuso e a aposentar o corpão de biquíni — tudo isso sem perder o bom humor

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 25 mar 2017, 08h00 - Publicado em 25 mar 2017, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mulherão seminu que tira o fôlego de um bando de homens babões sempre foi personagem obrigatória dos comerciais de cerveja. Pode ser mais machista? Não pode, mas é de praxe e o cachê é bom. A fórmula aparentemente imutável, porém, passou por uma reviravolta no Dia Internacional da Mulher, quando a Skol, a marca de cerveja mais vendida no Brasil, lançou a campanha Repôster. Seis ilustradoras redesenham cartazes de propaganda da cervejaria em que se veem loiras exuberantes. No resultado final, as modelos estão vestidas. A pressão antissexista contra a publicidade é forte — e dá resultados. A Proibida, integrante desse time, foi enquadrada pela brigada antimachista em janeiro por um pecado conceitual: o comercial em que lançou uma cerveja “levinha” feita especialmente para mulheres. A bebida continua à venda, mas a propaganda saiu do ar. Reportagem de VEJA desta semana mostra que o papel da mulher na publicidade, definitivamente, está mudando. No ramo dos cosméticos e cuidados pessoais, há alguns anos L’Oréal e Dove selecionam como modelos mulheres de todas as cores, de todas as idades e de todos os pesos. Neste ano, a Mattel mostrou pais — e não mães — brincando de boneca com as filhas.

    Publicidade

    Com reportagem de Fernanda Allegretti e Isabela Izidro

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.