Morre Noel Neill, atriz de ‘As Aventuras do Superman’
Famosa por ser a segunda Lois Lane da televisão, a atriz Noel Neill faleceu no dia 3 de julho, aos 95 anos de idade, segundo divulgado por seu amigo, biógrafo e agente Larry Ward no Facebook, e confirmada pela imprensa americana. A causa da morte ainda não foi divulgada mas, segundo a imprensa americana, sua saúde já […]
Famosa por ser a segunda Lois Lane da televisão, a atriz Noel Neill faleceu no dia 3 de julho, aos 95 anos de idade, segundo divulgado por seu amigo, biógrafo e agente Larry Ward no Facebook, e confirmada pela imprensa americana. A causa da morte ainda não foi divulgada mas, segundo a imprensa americana, sua saúde já vinha declinando há algum tempo.
Noel Darleen Neill nasceu no dia 25 de novembro de 1920, em Minnesota. Filha de um jornalista e uma atriz de vaudeville, Noel começou a atuar aos cinco anos de idade e montagens teatrais locais, bem como em programas de rádio. Na adolescência, apresentou-se como cantora e dançarina em shows regionais.
No final da década de 1930, ela e sua mãe se mudaram para Los Angeles, onde Noel, então com dezoito anos, foi contratada para integrar a banda de Bing Crosby, que em 1940 lhe conseguiu um contrato com a Paramount.
Como atriz, Noel estreou no cinema fazendo pequenos papéis e figurações entre 1940 e 1944; com o passar do tempo, seus papéis foram crescendo. Nesta época, ela também trabalhou como modelo.
Em 1948, Noel foi contratada pela Columbia para interpretar a jornalista Lois Lane na primeira versão cinematográfica (com atores) do Superman, interpretado por Kirk Alyn. Noel voltou a viver a personagem em um filme de 1950, novamente estrelado por Alyn.
Em 1951, foi produzido o filme Superman and the Mole Men, estrelado por George Reeves e tendo Phyllis Coates como Lois Lane.
Este filme serviu como piloto da série de TV As Aventuras do Superman, que estreou em canais regionais em 1952, também estrelada por Reeves e Phyllis. No entanto, quando a série foi renovada para sua segunda temporada, Phyllis já estava comprometida com outro trabalho. Assim, os produtores decidiram chamar Noel para substituí-la. A atriz permaneceu no elenco nas cinco temporadas seguintes.
A produção foi cancelada em 1959, quando Reeves foi encontrado morto em sua casa, com um tiro na cabeça. A polícia classificou o caso como suicídio, tomando como base um quadro de depressão e alcoolismo do ator. Mas até hoje existe a dúvida se a morte de Reeves não teria sido acidental ou crime. Quando o ator morreu, os produtores planejavam a sétima temporada da série.
Ao longo dos anos, Noel foi vista em outras produções do super-herói. Em 1978, ela interpretou a mãe de Lois na cena do trem em Superman: o Filme, com Christopher Reeve. Ela também fez participações especiais em um episódio da série Superboy, da década de 1990; e em Superman: O Retorno, no qual interpretou Gertrude, esposa de Luthor.
Noel ficou eternamente marcada pela personagem de Lois Lane, o que praticamente encerrou sua carreira de atriz.
Em 1943, ela se casou com o maquiador Harold Lierley, mas o casamento foi anulado pouco depois. Entre 1953 e 1962, Noel foi casada com o ator William Behrens; e entre 1963 e 1971 com Joel Taylor. As duas uniões terminaram em divórcio, sendo que a atriz não teve filhos.
A dificuldade de conseguir trabalhos como atriz levou Noel se tornar uma dona de casa, embora tenha trabalhado durante um período como Relações Públicas do departamento de televisão da United Artists. Até que, no final da década de 1970, com o sucesso dos filmes estrelados por Reeve, o Superman voltou ao interesse do grande público, o que levou Noel a entrar no circuito de palestras, entrevistas e convenções.
Em 2010, a atriz sofreu uma queda em casa e quebrou os quadris, o que a levou a se submeter a uma cirurgia, aos 90 anos de idade.