Morre Cynthia Lynn, atriz de ‘Guerra, Sombra e Água Fresca’
Conhecida por interpretar Helga, a secretária do Coronel Klink na série Guerra, Sombra e Água Fresca/Hogan’s Heroes, a atriz Cynthia Lynn faleceu no dia de março, aos 76 anos de idade. A informação foi divulgada por sua filha, Lisa Brando, no Facebook, e confirmada pelo Variety. Cynthia sofria de hepatite e faleceu vítima de falência […]
Conhecida por interpretar Helga, a secretária do Coronel Klink na série Guerra, Sombra e Água Fresca/Hogan’s Heroes, a atriz Cynthia Lynn faleceu no dia de março, aos 76 anos de idade. A informação foi divulgada por sua filha, Lisa Brando, no Facebook, e confirmada pelo Variety. Cynthia sofria de hepatite e faleceu vítima de falência múltipla dos órgãos.
Zinta Valda Zimilis nasceu no dia 2 de abril de 1937 em Riga, Letônia. Em 1944, sua mãe Alisa fez uma acordo com os alemães. Ela cantaria no clube de oficiais alemão sem cobrar nada e em troca eles deixariam que ela e sua família fugissem do país quando os russos chegassem.
Eles teriam mantido a palavra e a família fugiu para Wiesbaden, na Alemanha onde aguardaram a chegada do exército americano. Após um período em que passaram fome, frio, privações e bombardeios, a família conseguiu migrar para os EUA em dezembro de 1950. Na época, Cynthia tinha treze anos de idade.
Adotando o nome artístico de Cynthia Lynn, a atriz estreou na TV americana na década de 1960, fazendo participações especiais em episódios de série. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em Surfiside 6, Eleventh Hour, Dr. Kildare, Um Estranho Casal/Odd Couple, Missão: Impossível, O Jogo Perigoso do Amor/Love American Style, O Homem de Seis Milhões de Dólares e Harry O.
No cinema, ela esteve em Bedtime Story, filme de 1964 em que contracenou com Marlon Brando. Os dois tiveram um relacionamento do qual teria nascido Lisa. A paternidade somente foi revelada à filha seis anos antes da morte do ator em 2004.
Em 1965, Cynthia foi chamada para integrar o elenco recorrente de Guerra, Sombra e Água Fresca. Durante a produção da série, ela se envolveu com Bob Crane, ator que interpretava o Coronel Hogan, que na época era casado com Anne Terzian. Também casada, Cynthia deixou o elenco após a produção da primeira temporada, atendendo ao pedido do marido que desejava que ela deixasse a carreira artística. Ela ainda voltaria a fazer participação em mais dois episódios da série, bem como em outras produções da época até 1975, quando se afastou do meio artístico.
Em seu lugar a produção de Guerra, Sombra e Água Fresca contratou Sigrid Valdis, nome artístico de Patricia Olson, que também se envolveu com Crane, com quem ela se casou em 1970, após o ator se divorciar da primeira esposa.
Em 2002, Cynthia lançou sua autobiografia Escape to Freedom: a Biography of Cynthia Lynn, na qual narra a história de como sua família chegou aos EUA, bem como sua experiência como atriz e informações sobre os bastidores de Guerra, Sombra e Água Fresca. Poucas informações foram divulgadas no livro sobre sua vida depois que deixou a carreira.
Cliquem nas fotos para ampliar. Abaixo, Cynthia com Bob Crane (E) e Robert Clary (D), intérprete do Cabo LeBeau, o único do elenco regular que ainda está vivo.