Batalha de Gallipoli é tema de nova minissérie australiana
Em nota divulgada à imprensa, a Foxtel da Austrália anunciou a encomenda de quatro episódios de uma minissérie situada no período da 1ª Guerra Mundial, mais precisamente na batalha de Gallipoli. Ainda sem título definido, a produção está a cargo da Matchbox Pictures (The Slap) em parceria com a FullClip, empresa do ator Sam Worthington (Avatar), […]
Em nota divulgada à imprensa, a Foxtel da Austrália anunciou a encomenda de quatro episódios de uma minissérie situada no período da 1ª Guerra Mundial, mais precisamente na batalha de Gallipoli. Ainda sem título definido, a produção está a cargo da Matchbox Pictures (The Slap) em parceria com a FullClip, empresa do ator Sam Worthington (Avatar), que deverá estrelar a minissérie.
Com roteiro de Jacquelin Perske, Cate Shortland (The Slap), Shaun Grant e Wain Fimeri, a história acompanha jornalistas australianos e ingleses que testemunham os horrores da guerra, bem como o despreparo de soldados e do general britânico Ian Hamilton enfrentando as forças armadas da Turquia. Burlando a forte censura da época, os jornalistas revelam para o mundo a verdade sobre os campos de batalha, fato que desencadeia uma sequência de eventos que leva ao fim do conflito na região.
A batalha de Gallipoli já foi tema de um filme australiano estrelado por Mel Gibson em 1981. A Turquia também produziu sua versão da batalha em um filme lançado em 2005.
Com o objetivo de tomar Istambul, a batalha de Gallipoli, realizada entre 25 de abril de 1915 e 9 janeiro de 1916, provocou a morte de cerca de 43 mil britânicos, 15 mil franceses, 8.700 australianos e 2.700 soldados da Nova Zelândia.
Esta é a primeira batalha na qual tomou parte a ANZAC, formada em 1915 pelas forças australianas e neozelandesas. Como resultado, ela é considerada um marco na história dos dois países, por promover a tomada de consciência das duas nações.
Entre os jornalistas que participaram e promoveram o fim do conflito estão Keith Murdoch, pai de Rupert Murdoch presidente da News Corporation, proprietária da Fox, e Ellis Ashmead-Bartlett.
A produção terá início no segundo semestre de 2013 com previsão de estreia para abril de 2015, ano em que se comemora os 100 anos da batalha de Gallipoli.