Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gleisi acerta de novo e diz que processo de demarcação de terras indígenas tem falhas

Leiam trecho de reportagem na Folha Online Ainda voltarei a este assunto. Convocada pela bancada ruralista a dar explicações na Comissão de Agricultura da Câmara, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) admitiu nesta quarta-feira (8) falhas da Funai (Fundação Nacional do Índio) no processo de demarcação de terras indígenas. Apesar das críticas à Funai, o governo nega […]

Leiam trecho de reportagem na Folha Online Ainda voltarei a este assunto.

Convocada pela bancada ruralista a dar explicações na Comissão de Agricultura da Câmara, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) admitiu nesta quarta-feira (8) falhas da Funai (Fundação Nacional do Índio) no processo de demarcação de terras indígenas. Apesar das críticas à Funai, o governo nega que a presidente da fundação, Marta Maria Azevedo, será afastada do cargo. Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), a intenção da presidente Dilma Rousseff é mantê-la no governo.

“Nós vamos trabalhar, a presidente da Funai está muito empenhada com isto, não é verdade que a Marta vai ser demitida, não procede, nós seguiremos trabalhando. O ministro José Eduardo Cardozo [Justiça] está tomando medidas para ajudar também nesta questão”, disse Carvalho depois de participar de seminário no Senado. Aos deputados, Gleisi reconheceu que há problemas na demarcação de terras indígenas. “Delegamos única e exclusivamente à Funai a responsabilidade por estudos e demarcação de terras. Nem sempre estabelecemos procedimentos claros e objetivos nesse processo”, disse.

 “A atuação da Funai tem se pautado pelo que ela é: protetora envolvida com questões indígenas. A intervenção do Estado brasileiro como garantidor e mediador de direito resta comprometida. Muitas vezes no processo de demarcação é baixa em estratégia e informação”, completou. Segundo a ministra, um dos problemas da Funai seria realizar os estudos para demarcação das áreas sem avaliação externa “dando início a conflitos traumáticos para ambos os lados”.

 A tensão entre índios e ruralistas, que gerou críticas ao governo, é atribuída pelo Palácio do Planalto à atual direção da Funai, que estaria fazendo estudos sobre demarcação de algumas reservas para índios sem avaliar corretamente seus impactos e procedência. Insatisfeita, a presidente Dilma estaria disposta a trocar o comando da entidade. Gleisi reforçou que o governo criou um grupo de trabalho para analisar a questão do modelo de demarcação. A ideia é ampliar os órgãos do governo ouvidos nos estudos. “O governo busca equilíbrio”, disse.
(…)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Amâncio

    Simples de explicar a atitude do governo. Primeiro eles soltam o bicho, depois manda os caçadores, o problema é que quem vai caçar é do mesmo time.

    Curtir

  2. Comentado por:

    HENRIQUE ARBEX

    HÉHÉ!
    ESSE GOVERNO PETRALHA, METÁSTASE, FALANGE TUPINIQUIM DE FIDEL, O DIABÃO GENOCIDA DA ILHA-PRISÃO-INFERNO, FAZ O QUE SE ESPERA DESSA FALANGE: TOMA AS TERRAS DOS MAIS FRACOS. AQUI, EM NOME DO POLVO; LÁ, EM NOME DE LA REVOLUCIÒN.
    E, PRA TROUXAS, ESPLICAM: É… TIVEMOS UNS PROBLEMINHAS… “VAMOS TRABALHAR”, “ELA ESTÁ MUITO EMPENHADA”, “NEM SEMPRE ESTABELECEMOS PROCEDIMENTOS CLAROS E OBJETIVOS NESSE PROCESSO”, “DANDO INÍCIO A CONFLITOS TRAUMÁTICOS PARA AMBOS OS LADOS” ( DE UM LADO, O DONO DA TERRA… ROUBADO, ARREGAÇADO; DO OUTRO LADO, OS LADRÕES, SE MATANDO PELO PRODUTO DO ROUBO), “O GOVERNO BUSCA EQUILÍBRIO”
    PT: Pilhando Terra.

    Curtir

  3. Comentado por:

    PALCOSCENICO

    TRIBO MAIS AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NO MUNDO: Brasil é acusado de omissão – Vide foto de uma linda criança dessa tribo no link: http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni .
    — Em petição que acaba de ser enviada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em caráter de urgência, o Estado brasileiro está sendo acusado de negligente e omisso em relação à situação dos índios Awá, no Maranhão. Assinada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e pela Survival International, a petição assegura que a sobrevivência daqueles indígenas está ameaçada por grupos de madeireiros, fazendeiros e colonos que ocupam ilegalmente suas terras.
    Sua população é constituída por grupos aldeados e isolados. Os primeiros reúnem 450 pessoas. Os isolados, segundo estimativas do Cimi, não agregam mais que 60 índios, que ainda vivem nas matas, sem contato direto com os moradores da região.
    O território destinado a eles, com 116 mil hectares, foi oficialmente homologado em 2004. Até hoje, porém, o governo não conseguiu retirar os invasores.
    Em outubro, a Justiça Federal deu um prazo de 180 dias para a retirada da população não indígena do território. “O prazo venceu no dia 30 de abril e até agora não foram tomadas medidas efetivas para a desintrusão”, diz Gilderlan Rodrigues, missionário do Cimi do Maranhão.

    Curtir

  4. Comentado por:

    brasileiro com orgulho

    Depois que o lulao descacou a gleisi na reuniao com os sindicalistas, dando a entender que ela não conhece e não sabe como funciona o atual governo, acho sim que ela está dando adeus, tambem acho que o cappo não vai perdoa-la nunca.

    Curtir

  5. Comentado por:

    fontana

    Sei não! Com economia ruim; turma do miolo mole “mais assanhada que lambari de sanga”;criminalidade em alta; Presidenta “mais perdida que cachorro que cai de caminhão de mudanças”,tem aparecer alguma coisa lógica para desviar o foco do DESGOVERNO. Só para desviar o foco, baixar a poeira. E tome 80% de aprovação.

    Curtir

  6. Comentado por:

    PALCOSCENICO

    MAIS UMA VEZ: Cadê MARIA DO ROSÁRIO?
    — Inconcebível e VERGONHOSO, saber que uma ONG de alcance mundial – “SURVIVAL INTERNATIONAL” – desistiu de dirigir-se à Entidade Oficial de Direitos Humanos do governo brasileiro e leva nosso país à CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS, diante da omissão que relata, por parte do Governo do Brasil. Trato, aqui da situação de extermínio a que está submetida a pequena tribo AWÁ, no Maranhão, terra da toda poderosa família Sarney, mesmo após Decisão Judicial É caso, inclusive, de se questionar: teriam eles algum interesse nas terras desses indígenas?
    -É de dar dó, ver a bela foto da pequena criança AWÁ e pensar que, a qualquer momento, ela pode ser morta. Ver no link: http://www.flickr.com/photos/pietro_mascagni

    Curtir

  7. Comentado por:

    Bastos Passos

    Um bando de incompetentes. Acorda Brasil !

    Curtir

  8. Comentado por:

    Anonimo

    Desculpe Reinaldo, mas acho que isso é um paliativo momentâneo para a opinião publica depois da tremenda injustiça com os agricultores de Mato Grosso. Uma verdadeiro massacre contra gente trabalhadora, depois reclamam do aumento da inflação e dizem que a culpa é dos alimentos. Uma vergonha, é só ver o resultado da raposa do sol. http://videos.band.uol.com.br/programa.asp?e=noticias&pr=jornal-da-band&v=14444679

    Curtir

  9. Comentado por:

    De Honduras

    Sr. Reinaldo, boa noite, permita-me uma sugestão:
    Converse com a “parente” Marta Maria Azevedo e resolva esse problema das demarcações de terra, porém, não reserve um naco, viu.
    Depois diga para ela pedir para sair, de leve.
    Licenças à parte, será que Gleisi está aproveitando para fazer currículo, com esses acertos? Estará pensando na sucessão, já que os burros estão dando n’água?

    Curtir

  10. Comentado por:

    JOSEPH DIAS A. NETO

    REINALDO,
    VAMOS DEVAGAR COM O ANDOR DIGO, COM OS ELOGIOS A SENADORA GLEISI HOFMANN…
    A SENADORA NÃO É IDIOTA NEM MALUCA SÓ POR ISSO, QUE ELA ESTÁ AGINDO ASSIM TANTO NO CASO DAS DROGAS COMO DAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS…
    SABE PORQUÊ? POR QUE ELA É PRÉ CANDIDATA DO PT AO GOVERNO DO PARANA, E O PARANÁ É ESTADO AGRICOLA QUE NÃO QUER NEM OUVIR FALAR EM DEMARCAÇÃO DE TERRAS… DA MESMA FORMA, COMO A IMENSA MAIORIA, OS PARANAENSES SÃO QUASE UNÂNANIMENTE CONTRÁRIOS A DESCRIMINAÇÃO DAS DROGAS…
    VAI DAI QUE ELA, ESPERTA E INTELIGENTE QUE É, DEFENDE OS INTERESSES DOS SEUS ELEITORES…
    SÓ NÃO DEFENDE OS INTERESSES DOS ELEITORES, OS POLITICOS DO PSDB… DECERTO ESSAS ALMAS ILUMINADAS TÊM MUITOS VOTOS E PODEM SE DAR AO LUXO DE DESPREZAR OS INTERESSES DO POVO.
    VÊ-SE SE HÁ ALGUÉM DO PSDB CONTRA AS DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDIGENAS… ELES PREFEREM MEIA DÚZIA DE VOTOS INDIGENAS DO PAIS AOS MILHÕES DE VOTOS DOS AGRICULTORES, PESSOAS SÉRIAS QUE TRABALHAM AS TERRAS E PRODUZEM.
    NÃO É A TOA QUE ESSA GENTE QUE VOTOU MACIÇAMENTE EM SERRA, ALCKMIM, PASSARAM A VOTAR NAS ULTIMAS ELEIÇÕES EM DILMA E OUTROS CANDIDATOS DO PT…
    SE FOSSEM MINIMAMENTE INTELIGENTES, OS TUCANOS AGIRIAM POLITICAMENTE, PARA REDUZIR A MAIORIDADE PENAL, ANSEIO MAJORITÁRIO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, BANDEIRA QUE RENDERIA MILHÕES DE VOTOS E ENGORDARIA A BANCADA DO PARTIDO… MAS QUE NADA…
    DAQUI A POUCO OS TUCANOS NÃO TERÃO VOTOS…
    ABRAÇOS

    Curtir