Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STF arquiva ação contra polêmico líder da Igreja Católica

O Supremo Tribunal Federal arquivou uma ação penal movida pelo Ministério Público da Bahia contra o monsenhor da igreja Católica Jonas Abib, fundador da Canção Nova, por incitação à discriminação religiosa. Ele era acusado de incitar fiéis contra religiões espíritas, incluindo candomblé e umbanda, em seu livro “Sim, Sim, Não, Não – Reflexões de Cura e […]

Fachin: julgamento pode ser adiado

Fachin: intolerante, mas não representa discurso de ódio

O Supremo Tribunal Federal arquivou uma ação penal movida pelo Ministério Público da Bahia contra o monsenhor da igreja Católica Jonas Abib, fundador da Canção Nova, por incitação à discriminação religiosa. Ele era acusado de incitar fiéis contra religiões espíritas, incluindo candomblé e umbanda, em seu livro “Sim, Sim, Não, Não – Reflexões de Cura e Libertação”.

A defesa do sacerdote, capitaneada pelo advogado Belisário dos Santos Jr., do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, sustentou que as declarações contidas no livro são destinadas a convencer os católicos hesitantes, são sectárias, mas não representam discurso de ódio.

Para o ministro​ relator da ação, Edson Fachin​, não se verifica na esfera penal uma intenção de que fiéis católicos procedam a escravização, exploração ou eliminação de pessoas de outras religiões.

“Apesar de as afirmações serem indiscutivelmente intolerantes, pedantes e prepotentes, entendo que elas encontram guarida na liberdade de expressão religiosa e, em tal dimensão, ainda que reprováveis do ponto de vista moral e ético, não preenchem o âmbito proibitivo da norma penal incriminadora”, disse Fachin

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    FREITAG 13 – Paollo-SP

    Jonas Abib – Monsenhor Catolico: acertou o alvo, direcionando a Luz do Cristo as assassinas religiões que sacrificam inocentes animais. Parabens, Ministro Fachin… Alguem ouviu falar em assassinas “vaquejadas”??? Nortistas-Sulistas. Atenção: Barretos e região. Atenção: Estado de San Paulo… Gloriosa Terra dos Bandeirantes. Seculo XXI = Seculo da Proteção Animal. Seculo da Proteção-Natureza. Odio = Defesa. Basta observar o lado-certo: direito ou esquerdo??? Acima-de-tudo: LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Parabens, amados Jornalistas Mauricio Lima e Ernesto Neves. Exemplos de Talento 51.15. Mille Grazzie, Angelli della Terra… Salvador = 365 IGREJAS. Amen.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Ricardo Mota

    Não entendi o título, chamando o Monsenhor Jonas Abib de “polêmico”. De onde o autor tirou isso? Se todos os que são indiciados no Supremo puderem ser taxados de polêmicos, teríamos ali uma boa quantidade. Nada que o Monsenhor fala ou escreve é polêmico, uma vez que está amparado pelo Catecismo da Igreja Católica. Aí então seria polêmica a própria Igreja, mas assim também seriam todas as demais religiões. Façam-me o favor, né?

    Curtir

  3. Comentado por:

    VaLLe!

    TuDo.
    TUDO VaLLiDaDo, — EXceLLeNpTíSSiM@S.BA.com.br

    Curtir

  4. Comentado por:

    Valdir A. C.

    É público e notório que as religiões afro são voltadas para ocultismo, macumbas, feitiços! Qual a novidade que o padre falou que ninguém está careca de saber?

    Curtir

  5. Comentado por:

    ACORDA BRASIL!

    CRISTO TAMBÉM FOI PERSEGUIDO POR FALAR A VERDADE! ESTA INCOMODA.
    É público e notório que o STF está todo “contaminado” de esquerda marxista comunista.
    FAXINA GERAL URGENTE, isso é o que o Brasil precisa. Jogar o lixo todo fora e RECOMEÇAR DO ZERO COM DEUS NA FRENTE É CLARO, a batalha estará ganha, porque o inimigo não poder.

    Curtir

  6. Comentado por:

    geroldo zanon

    Ele o FACHIM fez isto sem autorização da DILMA vai levar uma bronca

    Curtir

  7. Comentado por:

    Igor

    Então é para isto que serve o STF? Para julgar picuinhas e sexo-de-anjos. Para mim estas questões seriam melhor discutidas por teólogos e assemelhados.
    Não, o STF serve também para julgar mandatários e outros magistrados, inocentando os primeiros por decurso de prazo e punindo os segundos com aposentadoria integral, auxilio moradia, auxilio paletó, auxilio educação etc.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Robert, The King

    Quer se livrar de alguém? Inclusive com a morte desse seu inimigo? Vá até uma encruzilhada, e deixe uma galinha preta morta, uma vasilha de farofa, e uma garrafa de cachaça. Em poucos dias o cara morre!
    PS: isso é religião?

    Curtir

  9. Comentado por:

    ROGERIO QUEIROZ BIANO

    Fiquei satisfeito com a decisão do supremo, os lideres católicos precisam ter liberdade para orientar os católicos naquilo que acham construtivo ou de relevância para a sua fé. Que os lideres católicos tenham sabedoria para que no dialogo com as outras religiões seja de respeito mutuo. E sei que a Igreja católica vem fazendo isso muito bem.

    Curtir