Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Presidente do TCU questiona patriotismo de golpistas na cerimônia de posse

Bruno Dantas também referenciou duro discurso de Alexandre de Moraes na diplomação de Lula

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 dez 2022, 13h33

Na posse para o novo mandato como presidente do TCU, Bruno Dantas fez críticas às manifestações golpistas que culminaram em depredações à sede da Polícia Federal, incêndio de veículos e desordem nesta semana. No discurso, Dantas assegurou a segurança do sistema eleitoral, elogiou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e questionou o patriotismo de quem promove violência e vandalismo. 

“Não é patriota quem prega a violência, quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar o sangue dos seus patrícios. Não é patriota quem drena energia, a alegria e a paz de seu povo”, disse Dantas. “Patriota é aquele que ama o seu país. Patriota é quem busca fortalecer as instituições republicanas e democráticas. Patriota é a parcela da sociedade brasileira que quis e participou, ativa e pacificamente, para a recuperação da cidadania, vendo triunfar a democracia contra o arbítrio na promulgação da Constituição de 88”, seguiu o presidente do Tribunal de Contas. 

Dantas referenciou o discurso de Alexandre de Moraes na diplomação de Lula. Na ocasião, o presidente do TSE respondeu aos “covardes ataques” contra o Judiciário e garantiu punição integral a quem promoveu discursos de ódio e ataques contra a democracia

“Eu poderia, senhor Alexandre de Moraes, repetir cada palavra pronunciada por vossa excelência na solenidade de 12 de dezembro último, por ocasião da diplomação do presidente e do vice-presidente da república eleitos”, disse o presidente do TCU, que também assegurou a legitimidade das eleições.

“Demonstramos, a partir da aplicação de métodos e padrões internacionais de auditoria, que o processo eleitoral e as urnas eletrônicas são confiáveis e auditáveis”. 

Continua após a publicidade

Bruno Dantas assumiu a presidência do TCU em julho, após a aposentadoria da ministra Ana Arraes. Ele foi eleito para permanecer no cargo em 7 de dezembro. O ministro Vital do Rêgo, que será vice-presidente e corregedor do Tribunal, também foi empossado nesta quarta.

O presidente eleito Lula e o vice Geraldo Alckmin foram à cerimônia. O ex-presidente José Sarney, o chanceler Carlos França e ministros do STF também participaram do evento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.