Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O capo e a ameaça petista

Lula é um ótimo ator. Mas seu talento será capaz de convencer os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de que é inocente?

Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - 06/06/2016 Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – 06/06/2016

Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – 06/06/2016 (Felipe Dana/AP)

Na Chicago da época da Lei Seca, Al Capone corrompe, controla e corrói a cidade da forma que ele deseja por meio de sua atividade rentável do comércio ilegal de bebidas alcoólicas e venda de proteção. Eliot Ness é um agente federal que chega na cidade com a missão de acabar com as atividades ilegais.

O trecho acima, que copiei da sinopse do filme “Os Intocáveis”, drama policial norte-americano de 1987, dirigido por Brian De Palma e escrito por David Mamet, bem que podia ser adaptado para narrar a história de Lula e dos governos petistas no Brasil e o esforço do juiz Sérgio Moro e da equipe da Operação Lava Jato para combater a corrupção e prender os criminosos que montaram uma organização criminosa que dominou a estrutura do Estado por 13 anos.

Na ficção, o final da trama todos conhecem. No Brasil real, o veredicto pode ser conhecido no próximo dia 24 de janeiro, quando o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará o julgamento em segunda instância do chamado processo do tríplex do Guarujá. Em julho do ano passado, ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Assim como Robert De Niro, Lula é um ótimo ator. Mas seu talento será capaz de convencer os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de que é inocente?

O PT está em franca campanha nas ruas para tentar desmoralizar os integrantes da Operação Lava Jato e influenciar o julgamento. Prometem grandes mobilizações, com artistas nacionais e internacionais, em defesa da absolvição de Lula.

Caso condenado, ameaçam promover um festival de protestos, e porque não dizer badernas, pelo país em defesa de seu capo.

No enredo policial americano, de nada adiantou o esforço do mafioso para pulverizar a equipe que lhe investigava. Mais crimes foram cometidos, mas o cerco contra a quadrilha se fechava.

É certo que a propina do tríplex do Guarujá talvez seja um dos menores crimes que Lula tenha cometido. Mas em Os Intocáveis, Capone foi parar atrás das grades não pelos assassinatos, pela venda ilegal de bebidas e outra série de delitos que cometeu. Foi condenado por sonegação fiscal.

Na trama cinematográfica, o astro da máfia de Chicago caiu.

Aqui, aos 24 dias deste mês, teremos mais um capítulo decisivo no meio de uma constelação de crimes praticados contra o povo brasileiro. Que venha o julgamento!

Rubens Bueno é deputado federal pelo PPS do Paraná

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Gilberto Mendes

    O POVO prepara um SURPRESA para os PETISTAS em outubro, AGUARDEM!!!!

    Curtir

  2. news da hora

    Na equação do crime , Lula vale mais que 1000 Sérgio Cabral , seu velho parceiro . Cabral faliu o Rio , e Lula o Brasil .

    Curtir

  3. news da hora

    Em democracias organizadas Lula já estaria preso , e não sairia mais da cadeia . A presidente afastada da Coreia do Sul desviou 65 milhões de dólares com sua amiga e o herdeiro da Samsung . Estão todos presos .

    Curtir

  4. news da hora

    Cadeia nele ! Em Lula e todos os membros do bando .

    Curtir

  5. news da hora

    Lava jato em todos eles .

    Curtir

  6. Rômulo Viel

    A prisão de Lula, reconhecido meliante, dá ao Brasil a chance de se redimir.

    Curtir

  7. Antonio Rezende

    Boa noite. Sou leitor do Noblat desde o tempo em que o seu amigo Zé Dirceu publicava textos todas as sextas feiras e eu adorava. As sextas feiras, claro. Desejo muito sucesso também na Veja.

    Curtir

  8. Tem alguma duvida que alguém vai pedir vista????????? O PT e o Lula tem muita grana disponível para comprar qualquer um! Ou dois ou ate os três!!!!

    Curtir

  9. Carlos G S Maldonado

    A engrenagem da máquina petista ainda roda. O combustível e os lubrificantes são fartos e estão válidos. O pt e o lula estāo nesta enrascada não por atos do judiciário e muito menos do legislativo. Estāo nesta por erros por demais grosseiros na condução do plano de poder. A vaidade, ostentação, egocentrismo, tocado por cleptomaníacos deu no que deu. O plano foi perfeito nas mãos erradas.

    Curtir