Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
VEJA Meus Livros Por Blog Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Brasil lança concurso da revista ‘Granta’

A revista Granta, publicação que tem como proposta revelar talentos literários nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa e que vem sendo editada pela Objetiva/Alfaguara,desde 2007, está lançando nesta Flip um concurso para selecionar escritores brasileiros para o próximo número, a ser lançado no país em julho de 2012, e em outubro na Inglaterra. O anúncio […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 11h24 - Publicado em 8 jul 2011, 13h31

A revista Granta, publicação que tem como proposta revelar talentos literários nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa e que vem sendo editada pela Objetiva/Alfaguara,desde 2007, está lançando nesta Flip um concurso para selecionar escritores brasileiros para o próximo número, a ser lançado no país em julho de 2012, e em outubro na Inglaterra.

O anúncio foi feito nesta quinta, durante coletiva de imprensa com o editor John Freeman, um dos autores convidados do festival de Paraty. A conversa versou sobre a divulgação da literatura brasileira no exterior. Como apontou Isa Pessoa, diretora da Objetiva, as revistas em inglês têm uma tiragem de 20.000 exemplares e, portanto, os vencedores do concurso terão uma projeção internacional significativa.

A presença da literatura brasileira no cenário internacional também foi assunto do painel Língua Portuguesa: Caminhos Abertos, realizado pouco antes na Casa de Cultura de Paraty. Promovido pela Brazilian Publishers e Câmara Brasileira do Livro, o objetivo foi reunir agentes literários brasileiros e estrangeiros para discutir a divulgação da literatura brasileira no exterior.

Presente à discussão, a agente literária Lucia Riff, uma das mais importantes em atividade hoje no país, disse ver uma nova era para o mercado editorial nacional. Não foi a única a usar esse tom no discurso. Ressaltando a importância do programa criado pela Biblioteca Nacional de auxílio à tradução, os participantes da mesa se mostraram otimistas.

O professor Gustavo Sorá, da Universidad Nacional de Córdoba, lembrou a importância da homenagem ao Brasil na Feira de Frankfurt de 2013, como forma de canalizar a cultura nacional. Os agentes estrangeiros Nicole Witt e Jonah Strauss, por sua vez, falaram da vontade de aumentar o fluxo de edições de autores brasileiros em outros países.

Lilian Fontes

Continua após a publicidade
Publicidade