Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Notícia que mostra imagem de Schumacher ‘recuperado’ é falsa

Texto sensacionalista requenta boatos já refutados sobre a saúde do alemão e os ilustra com montagem canhestra do piloto envelhecido

Mais de cinco anos se passaram desde o acidente de esqui que causou uma grave lesão cerebral em Michael Schumacher, o maior vencedor da história da Fórmula 1. Desde então, a família do ex-piloto alemão optou por blindá-lo completamente e dar poucas e evasivas informações sobre o real estado de saúde de Schumacher – o que abriu margem pra especulações (e, claro, uma infinidade de fake news).

Nesta quinta-feira, 14, viralizou nas redes sociais uma nota do site “Notícias in Foco”, com a seguinte manchete: “Seria Deus? Schumacher acordou de coma profundo; detalhes da recuperação”. O título sensacionalista, típico das notícias falsas, é acompanhado por um texto confuso que mistura diversos boatos – muitos já refutados pela família do piloto – sobre o estado de saúde do alemão que saíram em tabloides europeus. Para piorar, a nota é ilustrada por uma montagem canhestra de Schumacher com aspecto envelhecido, vendida ao leitor como se autêntica fosse, e por uma imagem de um homem com a cabeça enfaixada que claramente não é o alemão.

Exagerando nos adjetivos e tropeçando no português, a “reportagem” relata: “Por esses dias, todo o mundo foi surpreendido com a maravilhosa notícia do início de uma maravilhosa jornada de recuperação do alemão, ele saiu milagrosamente do coma e respira de forma absolutamente natural”. E completa: “Michael vivia vegetando e agora está de volta à vida”.

O texto consegue errar uma das poucas informações oficiais do estado de saúde de Schumacher: a de que ele saiu do coma induzido em 2014, há quase cinco anos, e não “por esses dias”. Fora isso, pouco se sabe sobre a situação do alemão, que segue em tratamento em sua casa, na Suíça. E, com certeza, nenhuma foto recente mostrando o piloto “recuperado” foi divulgada.

Notícia falsa usa montagem de Michael Schumacher envelhecido

Notícia falsa usa montagem de Michael Schumacher envelhecido (./Reprodução)

Boatos requentados

A nota sensacionalista requenta uma série de boatos publicados na imprensa europeia sobre o estado de saúde do multicampeão. Em agosto, a revista suíça L’Illustré cravou que a família se mudaria para a ilha de Maiorca, na Espanha, informação negada pela assessora do alemão, Sabine Khen, e também pela prefeita do município espanhol. Dias depois, a revista francesa Paris Match divulgou que a suposta propriedade comprada pela família de Schumacher, na aldeia de Andraxt, em Maiorca, foi adquirida para ajudar na recuperação do alemão e que, segundo familiares próximos, o ex-piloto chora ao ver as belezas naturais do local, em sua cadeira de rodas. As informações também foram negadas com veemência.

Michael Schumacher jamais foi fotografado desde o acidente em 29 de dezembro de 2013, em Grenoble, nos Alpes Franceses. E, segundo a família, deixou o coma induzido há quase cinco anos, seis meses depois de sua internação. Ele passou três meses internado em Grenoble, mais seis meses na cidade suíça de Lausanne, até ir finalmente para casa, em Gland, também na Suíça, em 2014.

Ironicamente, a notícia mais concreta sobre Schumacher foi dada em 2017, em resposta justamente a uma fake news. Um tribunal alemão condenou a revista alemã Bunte por ter publicado uma notícia falsa e “irresponsável” de que Schumacher teria “voltado a caminhar”, no que chamou de “milagre de Natal”.

“Schumacher não pode andar hoje e é improvável que tenha conseguido na época”, informou o tribunal, que obrigou a publicação a pagar uma indenização de 50.000 euros (cerca de 168.000 reais) à família de Schumacher.

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s