Quem vota em Datena para presidente da República
Levantamento do Paraná Pesquisas mostrou em quais faixas do eleitorado o apresentador, recém-filiado ao PSL, se sai melhor na corrida ao Planalto
O apresentador de TV José Luiz Datena filiou-se ao PSL na última segunda-feira, 28, e pode ser um dos nomes da chamada terceira via na eleição presidencial de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas quem poderia votar em Datena?
Segundo levantamento nacional feito para o próprio PSL entre os dias 11 e 15 de junho, no principal cenário testado, o apresentador tem 7,5% das intenções de voto e fica atrás apenas de Bolsonaro (34,3%) e de Lula (32,5%), que estão empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Datena consegue os seus maiores percentuais de votos entre os eleitores que tem apenas o ensino fundamental (11,2%), aqueles que não estão no mercado formal de trabalho (10,7%), mulheres (8,9%) e eleitores do Nordeste (8,8%).
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro procura Datena para saber se ele disputará o Planalto
Ele também consegue um quinhão de votos acima da sua média no eleitorado evangélico (8,1%) e brasileiros com idades de 35 a 44 anos (8,1%) e 25 a 24 anos (8,0%).
Já os menores percentuais ele obtém junto aos eleitores que têm até o ensino médio (5,2%), das regiões Norte e Centro-Oeste (5,8%) e os homens (6,0%).
Rejeição
Quando o instituto pergunta aos eleitores qual é a probabilidade de voto em Datena em 2022, apenas 1,9% afirmam que votariam nele com certeza, enquanto 42% afirmam que não o escolheriam de jeito nenhum (veja quadro abaixo).
A pesquisa foi feita por meio da abordagem pessoal em domicílios com 2.040 eleitores de 156 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.