Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Carlos interpela Freixo no STF por citar ‘crimes’ de filhos de Bolsonaro

Defesa do vereador, filho do presidente, quer que o deputado responda a quatro perguntas sobre postagem no Twitter

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jun 2020, 18h12 - Publicado em 29 jun 2020, 10h35

O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, interpelou judicialmente no Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) para que o parlamentar apresente explicações sobre um tuíte em que cita, sem entrar em detalhes, crimes “cometidos por Jair Bolsonaro e seus filhos”.

ASSINE VEJA

Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’ Leia nesta edição: entrevista exclusiva com o advogado que escondeu Fabrício Queiroz, a estabilização no número de mortes por Covid-19 no Brasil e os novos caminhos para a educação ()
Clique e Assine

Na publicação, feita por Freixo em 15 de junho, o deputado compara os supostos delitos da família presidencial, sem citá-los, aos cometidos pela militante extremista Sara Winter, líder do movimento 300 do Brasil, que foi presa temporariamente por ordem do STF no âmbito do inquérito que apura organização e financiamento de atos antidemocráticos.

Na petição encaminhada ao Supremo, a defesa de Carlos Bolsonaro, feita pelo advogado Flávio Wanderley Britto, alega que Freixo associa “atos praticados por terceiros” a Bolsonaro e seus filhos e faz “imputação [abstrata] de crimes” a eles. A interpelação sustenta que as declarações não estão amparadas pela imunidade parlamentar e que o deputado pode ter cometido os crimes de calúnia, difamação e injúria. O ministro Celso de Mello foi sorteado relator da interpelação.

Continua após a publicidade

Ao final do documento, a defesa de Carlos enumera quatro perguntas a Marcelo Freixo, para que “sejam esclarecidas as entrelinhas das ofensas atreladas à maliciosa retórica contida no texto acima apontado, a exemplo da referencia a crimes cometidos pelo Presidente da República e filhos”:

1. A que pretexto o Notificado/Interpelado associa supostos crimes praticados por terceiros aos filhos de Jair Messias Bolsonaro?

2. A quais filhos o Notificado/Interpelado faz referência?

Continua após a publicidade

3. Em caso de referência a Carlos Bolsonaro, quais crimes o Notificado/Interpelado o atribui?

4. Caso atribuída a prática de crimes à Carlos Bolsonaro, queira o Notificado/Interpelado descrever e especificar quais provas sustentam tais imputações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.