Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Funed desmente Dilma. Vacina para cavalo é gasto com saúde, sim. Veja por quê

[* VEJA TAMBÉM O VÍDEO: Conselheiro do TCE-MG desmente Dilma e o post: Cai a farsa petista da vacina de cavalo! Conselheiro citado por Dilma esclarece o que este blog antecipou e detona a presidente: ela “citou como se fosse um assunto tão grave como os assaltos do seu governo na Petrobras”.]

19out2014---a-presidente-dilma-rousseff-pt-candidata-reeleicao-e-aecio-neves-candidato-do-psdb-a-presidencia-participam-de-debate-do-segundo-turno-das-eleicoes-promovido-pela-record-1413765560504_956x500O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais já havia desmentido as acusações feitas pela presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) no debate do SBT sobre os gastos de Saúde da gestão de Aécio Neves (PSDB). Diferentemente do que ela dizia, todas as contas foram aprovadas pelo TCE por unanimidade. Mas o marqueteiro de Dilma, João Santana, quis insistir na mentira, de modo que a presidente leu no debate da Record a seguinte frase do ex-conselheiro do TCE Sylo Costa, celebrada nos blogs sujos do PT com entusiasmo equino:

“É duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como gasto em saúde.”

A frase está na página 14 da ata da sessão de 30 de junho de 2005 para apreciação do Balanço Geral do Estado referente ao exercício de 2004. Sylo Costa foi o relator. O documento está aqui.

João Santana foi longe para buscar esse ataque contra Aécio. E obviamente não se importou com os fatos e o contexto, porque investir na confusão é o seu trabalho.

Mas a verdade é a seguinte:

O governo de Minas mantém uma fazenda experimental, onde são criados 129 equinos. Neles, é inoculado veneno de animais peçonhentos para a produção de soro para seres humanos, o que é feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), a fábrica de remédios do governo de Minas, em parceria com o Ministério da Saúde.

Que sem as vacinas para cavalos a produção do soro fica comprometida, não resta dúvida, como se vê abaixo pela nota de esclarecimento da Funed.

Obviamente, é compreensível que se discuta em uma sessão extraordinária do TCE mineiro se o gasto com as vacinas para cavalos pertencem à área da Saúde, ou deveriam pertencer a alguma outra. Quem levantou a questão, repito, foi um conselheiro, não um especialista da área médica. Para ele, que dirá para os telespectadores do debate da Record, soou estranha a inclusão de vacina de animais naquela pasta. Desonestidade intelectual é tirar a frase do contexto de uma discussão local sem maiores consequências para atirá-la contra um adversário para fins eleitoreiros.

A colocação da presidente, especialmente perversa com os pacientes que precisam de soro em todo o Brasil, foi feita para dar a impressão de que Aécio fazia gastos supérfluos em seu governo, ou mesmo de que desviava o dinheiro público, como fazem os petistas na Petrobras, incluindo o sr. Vaccari, que Dilma nomeou e mantém no cargo em Itaipu Binacional mesmo após as denúncias de corrupção.

Já passou da hora de o Brasil se vacinar contra os embustes dessa gente.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FUNED:

Em relação à contestação da candidata do Partido dos Trabalhadores no debate realizado na Rede Record no último dia 19 de outubro, que questionou a inclusão de despesas com Vacina para Equinos como gasto em Saúde, conforme teria sido apontado por um Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, esclarecemos que:

A Fundação Ezequiel Dias é um dos 04 (quatro) produtores nacionais de soros antitóxicos. Atualmente, toda a produção de soros do país passa em algum momento pela FUNED, através de um processo de produção compartilhada entre os laboratórios oficiais, autorizado pela ANVISA; Para cumprir com esta importante missão, mantém uma Fazenda Experimental em Betim, onde são criados 129 equinos (número atual). O processo de produção dos soros inicia-se na extração do veneno dos animais peçonhentos e, posterior, inoculação nos cavalos para produção de anticorpos.

Posteriormente, parte do plasma destes animais é extraído e processado, de modo a gerar o produto final (soro).

Mensalmente são produzidos 1.200 litros de plasma, possibilitando uma produção anual exclusiva da FUNED de cerca de 150.000 doses/ano.

Em função da manutenção da qualidade dos produtos, a FUNED mantém um programa profilático e vacina todos os equinos da Fazenda São Judas Tadeu com a vacina tríplice.

Esta vacina protege contra Influenza Equina, Encefalomielite Equina e Tétano. A recomendação técnica preconiza a revacinação de todo o rebanho anualmente.

Sendo assim, a vacinação em questão É ESSENCIAL para a geração de um produto de saúde, sendo portanto compreendida como gasto em saúde.

A afirmação feita pela candidata é infeliz, pois demonstra ou um uso inadequado da informação para fins eleitorais ou um desconhecimento do Sistema Nacional de Saúde, em especial de um processo tão crítico para o país, para o qual a FUNED, um laboratório de Minas Gerais, tem sido o grande parceiro estratégico do Ministério.

Cabe ressaltar que é devido a atuação da FUNED na produção compartilhada que está sendo possível a manutenção dos estoques e a garantia do sucesso do Programa Nacional de Imunização e da saúde da população brasileira.

* VEJA TAMBÉM O VÍDEO: Conselheiro do TCE-MG desmente Dilma e o post: Cai a farsa petista da vacina de cavalo! Conselheiro citado por Dilma esclarece o que este blog antecipou e detona a presidente: ela “citou como se fosse um assunto tão grave como os assaltos do seu governo na Petrobras”.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Facebook e no Twitter. Curta e acompanhe também a nova Fan Page.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    aldo

    E importante que fique transparente todas as informações com relação às vacinas e a Fazenda São Judas Tadeu, para não dar margens para novas denúncias.

    Curtir

  2. Comentado por:

    ABELARDO CALIXTO

    Será que conselheiro , dos tribunais de conta tem alguma credibilidade , que pobreza de comentários ,é este povo desinformado que vai eleger o próximo chefe ,como escrevia o MILLÔR , vcs tem realmente o governo que merece abraço

    Curtir

  3. Comentado por:

    Ivo

    VIVA E TOME POSSE A SENHORA DEMOCRACIA,REASSUMINDO SEU DEVIDO LUGAR, E QUE A LIBERDADE DE IMPRENSSA, NÃO SEJA TOCADA, NEM MACULADA.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Maria de Lourdes

    Como podemos estender esses conhecimentos aos eleitores? Nao podemos compactuar com tantas mentiras.Chega de atraso. Chega de exploracao. Somos um pais que tem tudo para dar certo.Continuando como esta sera o fim do poco.Nao queremos sair do pais e comecar tudo de novo.Esses parasitas precisam deixar o pais evoluir, como esta acontecendo entre outros emergentes.Parasitas e exploradores chegam na Argentina e Venezuela (alguns exemplos proximos). Nossos descendentes precisam de melhores expectatvas.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Ulysses Cardinelli de Oliveira

    nos meus 66 anos de vida, nunca vi tanta bandalheira, tanta mentira, tanto roubo e nós brasileiros e principalmente meus conterrâneos mineiros que tanto fizemos pela Democracia deste nosso Brasil ficar calado e aceitar tudo isto que estamos vendo, lendo e assistindo, só temos uma arma em nossas mãos, o “VOTO”vamos povo brasileiro temos de colocar esta quadrilha para fora do governo, não da para aguentar mais, acorda povo ” brasileiro” fora PTralhas.

    Curtir

  6. Comentado por:

    adauri jose da silva

    adeus,tchau,te logo dilma e toda corja do pt.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Washington

    Viva!
    Entramos no ranking dos 40
    essa eu não sabia
    Geraldo Moreira Júnior – 22/10/2014 às 17:11
    Talvez seja por estes motivos que o governo PT se satisfaz com a 38° posição no ranking da educação, detalhe que são apenas 40 paises participantes, um povo tolo e ignorante não questiona os argumentos oferecidos por um governo articulador que faz de um pseudo-programa social uma ferramenta de gestão da miséria e fonte de votos.
    VIVA A INEPTOCRACIA!!!!

    Curtir

  8. Comentado por:

    aloisio campos

    marqueteiros estão preocupados colocar o dinheiro na conta deles não quer saber vai fazer alguma coisa em beneficio do paiz mas poderia ser melhor informados ao fazer criticas e denuncias desta natureza

    Curtir