Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na carta a FHC, Dilma saúda ‘o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica’

Em junho de 2011, às vésperas do 80° aniversário de Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff enviou ao ex-presidente uma carta com a mensagem abaixo reproduzida: “Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação […]

Em junho de 2011, às vésperas do 80° aniversário de Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff enviou ao ex-presidente uma carta com a mensagem abaixo reproduzida:

“Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato. Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias. Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”

Apavorada com as nuvens negras no horizonte, a candidata a mais um mandato resolveu enxergar um Grande Satã, capaz de quebrar um país três vezes em oito anos, por trás de alguém que há pouco tempo era “o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”. Também começou a ver um preconceituoso hostil a eleitores nordestino no “homem público que foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato”. Das duas, uma: ou Dilma mentiu em 2011 ou está mentindo agora.

Na carta encomendada ao então ministro Nelson Jobim durante um raríssimo surto de sinceridade , Dilma resumiu o que pensam todos os brasileiros decentes. As acusações delirantes deste outubro são ditadas à cabeça baldia de Dilma, em dueto, pelo neurônio solitário e pelo padrinho que gostaria de ser FHC quando crescesse. No começo do segundo turno, Lula e o poste que instalou no Planalto percorreram a picada que desembocou na areia movediça. Quanto mais se agitam mais afundam. O berreiro da dupla prenuncia um recíproco abraço de afogado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Elohim Henriques Silva

    Esta carta precisa ser mostrada no debate de hoje.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Jose Gil Marcondes

    Pena que o Aecio nao esteja, nos debates, divulgando o teor da carta. O mesmo deveria fazer na propaganda obrigatoria.
    Porem o maior problema que pode redundar com a reeleicao eh o risco que corre a democracia com a implantacao do controle economico da midia e, com certeza, a censura ao ministerio publico. Serah uma porta escancarada ao bolivarianismo e a uma danosa e perigosa maior aproximacao a Fidel.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Francisco das Chagas Santana de Medeiros

    Infelizmente a senhora Dilma esqueceu desta carta de reconhecimento, é sempre assim com quem não aceita a verdade, desconhece até as suas virtudes.

    Curtir

  4. Comentado por:

    RAY DOS ANJOS

    São essas coisas que o Aécio deveria explorar, quem faz isso, elogia em determinado momento e depois fala o que está falando, isso não é política, isso é mal caratismo mesmo. E o Aécio não explora isso.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Antonio José Rebelo

    Dilma disse que todos envolvidos em vários casos (sivam, metrô de São Paulo, etc) estão soltos. O Aécio devia ter respondido que a polícia federal que investiga e prende os petistas é a mesma que investiga os tucanos. Os tucanos não são presos por falta de provas. O PT vive forjando dossiês (ilhas cayman, dos aloprados, etc). As acusações petistas são falsas, indecorosas.Não têm credibilidade. Essa é a razão, porque uns estão presos e os outros em liberdade.
    É muito simples. Não tem como esconder a roubalheira da Petrobrás, mensalão. E, sabe-se lá, o que existe no Banco do Brasil, Caixa Econômica, fundos de pensão..
    Não consigo entender por que o Aécio não ataca fundo a corrupção, não mostra o que houve com a compra da refinaria americana, o que está acontecendo com a construção da refinaria Abreu e Lima, as propinas denunciadas por esse gatuno com a delação premiada! Por que não se investiga o filho do Lula. É medo de que?

    Curtir

  6. Comentado por:

    Luzenir

    Dilma o que a senhora diz na carta a FHC, não condiz com os seus atos!

    Curtir

  7. Comentado por:

    ORAINA MONTENEGRO SANHUDO

    Esta carta é de extrema importância para o povo Brasileiro, é esclarecedora e prova a mentira e a roubalheira que vivemos durante estes 12 anos.Foi o País da corrupção liderado por uma doente .

    Curtir

  8. Comentado por:

    neil ferreira

    Tudo o que você disser poderá e será usado contra você numa Corte de Justiça. Aí dilmona, a que erra até quando acerta.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Debora

    Apesar de ter prejudicado algumas categorias, concordo ter sido, Fernando Henrique Cardoso, o melhor presidente da República dos últimos tempos.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Debora

    Um gênio! Um político brilhante reconhecido mundialmente!

    Curtir