Os OVNIs voltaram ao centro do debate mundial
Documentos secretos divulgados pelos Estados Unidos reacendem o debate sobre vida extraterrestre, e mostram como previsões feitas por Carl Sagan há 30 anos podem estar mais atuais do que nunca.
Neste mês de maio, o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou arquivos inéditos sobre objetos voadores não identificados e possíveis investigações relacionadas à vida extraterrestre.
Os documentos, que foram mantidos sob sigilo por décadas, reacenderam discussões sobre a existência de vida fora da Terra e sobre o que os governos realmente sabem a respeito desses fenômenos. Mas a verdade é que esse fascínio pelo desconhecido não é nada novo.
Em 1996, a VEJA já mostrava que a busca por vida extraterrestre poderia ser uma das grandes discussões do futuro. A edição 1437, de 27 de março de 1996, trouxe uma entrevista exclusiva com o astrônomo Carl Sagan sob o título “Vida Fora da Terra”.
Na reportagem, Sagan afirmava que, na imensidão do universo, poderiam existir civilizações mais antigas e avançadas que a nossa. Que a colonização interplanetária era uma meta atingível. Na época, a ideia ainda soava como algo próximo da ficção científica.
Nos anos 90, o ser humano mal havia começado a descobrir planetas fora do sistema solar e a tecnologia ainda era limitada para investigar o espaço profundo.
Filmes como E.T. the Extra-Terrestrial, Alien e Independence Day ajudavam a alimentar o imaginário popular de como seria esse primeiro contato com alienígenas.
Mas agora, trinta anos depois, o cenário é diferente. Telescópios conseguem analisar a atmosfera de planetas a bilhões de quilômetros de distância. Governos começam a divulgar documentos antes secretos.
E a possibilidade de vida fora da Terra deixa de ser apenas uma teoria de ficção para se tornar uma questão científica cada vez mais levada a sério. Em 96, Carl Sagan imaginava que não estaríamos sozinhos no universo.
Em 2026, a humanidade finalmente tem tecnologia suficiente para começar a procurar essas respostas. E talvez a maior pergunta continue sendo a mesma:
Será que estamos realmente sozinhos? O ET de Varginha realmente existe?
Convocação da seleção para a Copa do Mundo: horário e onde assistir
AtlasIntel e Datafolha: As novas pesquisas eleitorais após áudio de Flávio para Vorcaro
Athletico-PR x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Rússia diz ter sofrido um dos maiores ataques de drones da guerra





