Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
VEJA 55 ANOS

Legalização das drogas, uma polêmica antiga

Em 1º de fevereiro de 1995, VEJA destacava em sua capa um assunto que seria pauta do Legislativo e do Judiciário em 2024: a descriminalização da maconha, que resultou na PEC das Drogas e elevou o tom entre Senado e STF

Por Natália Hinoue Atualizado em 18 abr 2024, 19h15 - Publicado em 18 abr 2024, 14h00
Continua após publicidade

TBT 1º DE FEVEREIRO DE 1995 | “A estratégia número 2 contra a droga: crescimento do consumo do tráfico reacende discussão sobre legalização de entorpecentes. ”

Há quase 30 anos, VEJA já discutia um assunto que seria pauta do Legislativo e do Judiciário em 2024: a descriminalização da maconha, que resultou na PEC das Drogas.

“Armados até os dentes, policiais e exércitos de um sem-número de países não conseguiram reduzir o consumo. As áreas cultivadas com pés de coca, maconha e papoula (de onde se extraem o ópio, a heroína e a morfina), em vez de diminuir, aumentaram. As apreensões de drogas continuam sendo mínimas face às quantidades que chegam aos mercados de consumo. Todos esses dados parecem sugerir a necessidade de mudar a estratégia de combate ao uso e ao tráfico de entorpecentes”.

Assim iniciava a reportagem de oito páginas que trazia um panorama da guerra às drogas e até opiniões de algumas personalidades. “O escritor Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura, acha que álcool, cigarro e cocaína deveriam ter o mesmo tratamento: `É tudo droga!`”, destacava o texto.

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira, 16, o Senado aprovou, em primeiro turno, a PEC das Drogas que confronta o STF sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A proposta prevê “a necessidade de diferenciar o traficante do usuário, aplicando a este último penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência”, mas mantém a criminalização de qualquer quantidade.

O texto reforça o que já está previsto na Lei de Drogas, sancionada por Lula em 2006, que determina penas para o porte e a posse de drogas. A legislação atual, porém, não estabelece critérios quantitativos para diferenciar o usuário do traficante, deixando a decisão para cada autoridade — um dos principais problemas apontados por estudiosos do assunto.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.