Blogs e Colunistas

domingo, 29 de abril de 2012

8:28 \ Diversos

Tênis da discórdia

Mano Brown: paciência com a Nike acabou

A Nike será processada pelo rapper Mano Brown, vocalista dos Racionais MCs. No ano passado, a empresa lançou a campanha publicitária de um tênis usando a imagem do cantor sem autorização. A Nike admitiu o erro, tirou a campanha do ar, mas, passados oito meses, não pagou indenização por danos morais ao cantor.

Por Lauro Jardim

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

27 Comentários

  • wesley

    -

    1/5/2012 às 23:29

    Mas o mano brown já comentou a marca da nike na musica nego drama, eles podem pedir pra que o racionais paguem os direitos de imagem tbem, procede?

  • luiz roberto

    -

    1/5/2012 às 9:28

    Os outros membros do RACIONAIS deveriam dar um pé no “trazeiro” desse babaca e seguirem sem esse ” PÉ DE BREQUE”.

  • Roque Teixeira

    -

    1/5/2012 às 9:05

    Quanto a ter danos morais com a veiculação da campanha acho que não teve. Mas ele tem que receber pelo uso da imagem, mesmo que por pouco tempo. E quanto a “marquinha” citada por um leitor ela é simplesmente a maior marca de produtos esportivos do mundo.

  • fabio ramos

    -

    30/4/2012 às 22:54

    Eu também não uso Nike por princípios, por saber que 9 em 10 crianças entram no crime pra comprar 1. Se eles usarem minha imagem pra vender tênis, eu os processaria também.

  • Rubens

    -

    30/4/2012 às 20:57

    Bla bla bla bla Vamos trabalhar Mundo n gira em torno do Mano sei la que

  • Geraldo Ramos Junior

    -

    30/4/2012 às 18:18

    Ele está dentro de todos os direitos de qualquer cidadão, mas perdeu a moral comigo, quando o vi chegando em um espetáculo com um carrão quase passando por cima dos fãs. Ridículo.

  • rodrigo

    -

    30/4/2012 às 16:39

    A imagem do cara é usada sem autorização e ainda tem gente defendendo a marquinha de tênis…marquinha essa que até rumores sobre uso de trabalho escravo infantil já houve… “Elevação moral” aparecer nessa comercial?

  • Kelvin Jordan

    -

    30/4/2012 às 11:48

    Porque Edinei? Quem disse que o Mano precisa da mídia para ter mais sucesso,ele nunca precisou e esta no lugar onde esta,levando o verdadeiro rap por ai,ele ta ai pelo fato da musica dele ser boa,não pela sua imagem.

  • Edy

    -

    30/4/2012 às 11:17

    O mano Brown não precisa de nike para “elevação moral” !
    O melhor rapper brasileiro de todos os tempos, um dos melhores do mundo, um dos mais conhecidos!
    O cara lutou a vida inteira para não participar do sistema, não aparecer em tv, e a marca vai e vincula a imagem dele?! Tem que processar mesmo!
    MANO BROWN é um guerreiro, exemplo de como é possivel viver contra o sistema e ser bem sucedido!

  • Kayron Noleto

    -

    30/4/2012 às 9:47

    Mano Brown, o grande cuzão das favelas. sempre querendo aparecer com essa cara de bicha mal amada.

  • Antonio

    -

    30/4/2012 às 9:40

    Besteira da parte dele que vive cantando a Nike EM SUAS MUSICAS!

  • Bruno Cesar Bastos

    -

    30/4/2012 às 9:39

    “Elevação Moral”? Você é americano? Ou executivo da Nike? Me ajuda hein, exaltar o absurdo. Então tá, vou colocar uma imagem sua em uma propaganda qualquer e falar que é benefício.

  • BS

    -

    30/4/2012 às 9:38

    Edinei, elevação moral é um conceito subjetivo. O direito à imagem é personalíssimo, e protegido por lei. Dá uma olhada na Lei nº 5.988/73 (art. 49, I, f) e no Código Civil (art. 159). Abaixo coloquei uma decisão famosa do Superior Tribunal de Justiça:

    “I – A imagem é a projeção dos elementos visíveis que integram a personalidade humana, é a emanação da própria pessoa, é o eflúvio dos caracteres físicos que a individualizam. II – A sua reprodução, conseqüentemente, somente pode ser autorizada pela pessoa a que pertence, por se tratar de direito personalíssimo, sob pena de acarretar o dever de indenizar que, no caso, surge com a sua própria utilização indevida. III – É certo que não se pode cometer o delírio de, em nome do direito de privacidade, estabelecer-se uma redoma protetora em torno de uma pessoa para torná-la imune de qualquer veiculação atinente à sua imagem; todavia, não se deve exaltar a liberdade de informação a ponto de se conseguir que o direito à própria imagem seja postergado, pois a sua exposição deve condicionar-se à existência de evidente interesse jornalístico que, por sua vez, tem como referencial o interesse público, a ser satisfeito, de receber informações, isso quando a imagem divulgada não tiver sido captada em cenário público ou espontaneamente. IV – Recurso conhecido e provido. (STJ – 4ª T.; REsp nº 58.101-SP; Rel. Min. César Asfor Rocha; j. 16/9/1997; v.u.) STJTRF 107/112.”

  • Leandro Santos

    -

    30/4/2012 às 9:36

    Elevação moral??? Mano Brown não precisa de um comercial da Nike para aparecer. Se fosse assim, ele ja teria aparecido na Globo, Record, SBT, etc. Ele não precisa disso, tem seu publico, vende bastante seus cd’s sem precisar ficar “pagando simpatia” para emissora de TV ou multinacional.

  • fatima morais

    -

    30/4/2012 às 9:30

    Essa galera não sabe mais o que fazer para ganhar dinheiro, porque não entra num acordo com a Nike, uma empresa conceituada no mercado, concordo com a opinião abaixo, ele está ganhando elevação moral em aparecer no comercial da NIKE.

  • janio de souza

    -

    30/4/2012 às 4:32

    por favor meus amigos!! que comentários mais preconceituosos”elevação moral” por participar do comercial de uma empresa que explora o trabalho infantil…naquela entrevista pro roda viva eu me decepcionei um pouco com o ”brown”imaginei que as ideias dele fossem tão consistentes quanto as letras.independente do banho de agua fria daquela noite o cara merece respeito.doa onde doer ele é um dos grandes poetas urbanos do Brasil. a musica do grupo dele e respeitada pelo maiores nomes da musica no brasil e tambem la fora.

    obs:quem o pilantra da historia nike ou brown?

  • Ricardo

    -

    30/4/2012 às 0:34

    A Nike deveria lhe presentear com um par de tênis novo ;é só…!!!

  • eli

    -

    29/4/2012 às 21:03

    QUE PESSIMO GOSTO DA NIKE, É POR ISSO QUE NAO USO NIKE, UMA COISA DESSA COM ESSE BIGODINHO DE “CAFA” ESSAS TATUAGENS QUE PARECEM QUE FORAM FEITAS COM TINTA ESFEROGRAFICA, UMA CORRENTE DESSA,E FAZENDO BOQUINHA DE BAD….INHO QUE PENA.POBRE NIKE QUE FIM TEM UMA EMPRESA.

  • Eduardo Mariano

    -

    29/4/2012 às 20:53

    Ele deu foi sorte, isso sim!

  • Carol Dias

    -

    29/4/2012 às 18:44

    O Mano Brown, ao contrário do que os dois senhores disseram abaixo, não precisa da Nike, para ser reconhecido. O trabalho dele tem uma boa repercussão, é um homem inteligente, que sabe como dialogar, tanto com o morador da periferia, quanto com um homem que more em bairros abastados. O que ele pediu ou quanto, não interessa. Se fosse outro cantor, branco, de MPB, estaria coberto de razão. Isso é preconceito puro. procurem saber quem é Mano Brown, quem são os Racionais Mc’s, depois falem o que pensam.

  • Daniela Moura

    -

    29/4/2012 às 18:19

    Dá-lhe Brown…..prá cima deles…. Quem é santista de verdade, não vai esquecer aquela história do peixe embrulhado em papel jornal…

  • Eduardo de Sousa Silva

    -

    29/4/2012 às 16:57

    Totalmente infeliz o comentário de “Edinei”, pois além de mostrar preconceito, demonstra o seu desconhecimento sobre quem é Mano Brown, nem tão pouco o Racionais MC´s, os que não se vendem, os que não abandonam as suas raízes.

  • Rosa do Luxembourg(o jardim)

    -

    29/4/2012 às 15:40

    te pessoal que usa tênis NIke, que afetou a moral do Mano?
    Coisa delouco.

  • Heleodoro Kostas

    -

    29/4/2012 às 15:16

    HAHAHAHAHHAAHAHAA, q queimação de filme Nike!

  • carolina rantigueri

    -

    29/4/2012 às 14:57

    Acho que a Nike pensou que o cara saiu da periferia e não sabia das leis de uso de imagem. Preto pobre não significa ser burro. Quem pisou na bola e foi burra foi a Nike.Bem feito.

  • joão batista de souza

    -

    29/4/2012 às 11:28

    Informação mais doida. Afinal, o tal do mano pediu o quê? Quanto pediu? Tinha que dizer para o outro fazer uma contraposta, se levar a questão, como está, ao judiciário, vai continuar pisando em estrelas. De tudo, resta uma indagação, o que pretendia a Nike colocando a inefável figura em sua propaganda, burrice custa caro, espero que eles sejam bastante penalizados.

  • Edinei

    -

    29/4/2012 às 9:06

    Qual será o dano moral? Ele que deveria pagar por “Elevação moral” em aparecer no comercial da Nike.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados