Moraes vota por prisão após condenação em 2ª instância
Ministro se manifestou sobre a questão durante julgamento de um recurso do deputado João Rodrigues (PSD-SC)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira que é favorável à prisão após condenação em segunda instância. Ele se manifestou sobre a questão, nesta tarde, durante o julgamento do recurso do deputado João Rodrigues (PSD-SC).
Por três votos a dois, a primeira turma do Supremo determinou que Rodrigues cumpra imediatamente a pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. Votaram a favor da prisão, além de Moraes, os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Rosa Weber e Marco Aurélio Mello evitaram se manifestar sobre o caso.
A posição de Alexandre de Moraes em relação ao tema ainda era uma incógnita porque ele chegou depois de a Corte ter votado a favor da execução da pena após confirmação da sentença, o que aconteceu no final de 2016. Na ocasião, o placar foi apertado: seis votos a cinco.
Moraes foi nomeado ministro do Supremo em março do ano passado para assumir a vaga de Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo dois meses antes.