Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Por que os filhos adultos de hoje não amadurecem?

O tema deste 'Família' é a falta de amadurecimento dos filhos adultos de hoje em dia. Assista

Por Da Redação Atualizado em 19 abr 2018, 16h38 - Publicado em 19 abr 2018, 10h23

Rosely Sayão responde a duas dúvidas muito enviadas pelos leitores, relacionadas à falta de amadurecimento dos filhos adultos. Um espectador diz que seu filho de 24 anos age feito adolescente e pergunta se isso seria a Síndrome de Peter Pan. Uma mãe questiona por que os filhos adultos de hoje agem como se os pais fossem obrigados a sustentá-los a vida inteira.

A psicóloga explica que o contexto sociocultural em que se vive afeta os filhos – muitas vezes à revelia dos pais. “E, do bebê ao velho, o anseio de todo mundo atualmente é ser eternamente jovem”. Dessa forma, adultos se comportam como adolescentes porque existe esse sentimento de que só há lugar para a juventude.

  • Além disso, sem intenção, os pais educam de uma maneira que dá a entender que sempre resolverão os problemas dos filhos. “Lição de casa é um bom exemplo. É um problema só do estudante com a escola, mas todo pai e mãe acha importante acompanhar. Então acaba sentando junto para fazer tarefa e, se não há tempo, contrata professor particular para ajudar”, diz Rosely. Assim, o filho assimila que a vida consiste somente em desfrutar da parte prazerosa – a dureza fica relegada aos pais.

    Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. Rosely Sayão responde semanalmente.

    Continua após a publicidade
    Publicidade