Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Como a indecisão do PT interfere no xadrez presidencial

Para o colunista Sérgio Praça, o partido tem três opções: apoiar Ciro Gomes (PDT), lançar Fernando Haddad, ou insistir na candidatura do ex-presidente Lula

Por Redação 27 abr 2018, 21h22

Há exatos vinte dias, o ex-presidente Lula (PT) se entregava à Polícia Federal em São Paulo para cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão a que foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Acampamentos, manifestações de apoio de integrantes do partido e até pedidos de deputados petistas para incluir o nome “Lula” em seus próprios nomes surgiram desde então. O PT, no entanto, ainda não apresentou uma estratégia clara para as eleições presidenciais deste ano.

Segundo o colunista de VEJA Sérgio Praça, o PT tem três opções: apoiar o candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes; lançar Fernando Haddad como nome próprio do partido; ou continuar insistindo na tese de que Lula estará no tabuleiro eleitoral. Em meio a isso, existe o fator Joaquim Barbosa (PSB), que, embora ainda não tenha decidido se vai ou não se candidatar, apresenta um percentual relevante nas pesquisas.

Levantamento do Datafolha da semana passada mostra que Barbosa tem 9% das intenções de voto no cenário sem o ex-presidente Lula — e está à frente do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), que angaria 7%. De acordo com Praça, isso se deve ao fato de que Barbosa atrai tanto o eleitorado mais voltado ao espectro de esquerda da política, devido ao seu discurso de inclusão social, como também da direita, em razão de sua atuação no caso mensalão quando era presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.