Família Schurmann: A volta ao mundo em 35 anos
A Família Schurmann, que explora os oceanos há 35 anos, preparou a próxima aventura marítima para mostrar soluções para a poluição por plásticos
Todos os anos, são produzidas mais de 220 milhões de toneladas de plástico. Diariamente, cerca de 8 milhões de pedaços do material encontram o caminho até os oceanos — 80% da poluição marinha tem sua origem nos continentes. Ao longo de 35 anos de expedições em alto-mar, Vilfredo e Heloísa Schurmann, da Família Schurmann, viram de perto o crescimento da poluição no ambiente marinho.
No dia 8 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, a Família anunciou que a próxima expedição marítima terá o apoio da ONU Meio Ambiente. Em dezembro deste ano, os Schurmann vão partir por 18 meses. A iniciativa deverá testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos.
O objetivo é também identificar potenciais soluções capazes de reverter o cenário catastrófico para as águas do planeta e mobilizar governos, entidades, pesquisadores, cientistas e sociedade civil para que todos tenham consciência da urgência de ações efetivas em prol dos oceanos.