Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
VEJA Sem dúvidas com Da Redação

Qual a chance do ‘Peso Real’ ser criado?

Prestes a completar 25 anos, o Real foi ameaçado

access_time 13 jun 2019, 10h14 - Publicado em 13 jun 2019, 10h13
Durante a primeira viagem de estado do presidente Jair Bolsonaro para a Argentina, ele comentou que os dois países estudam a criação de uma moeda única, o Peso Real. Segundo o presidente, a proposta existe desde 2011 e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria interessado.
Bolsonaro comparou a criação do Peso Real com o Euro. Para o coordenador do curso de Economia da FAAP, Paulo Dutra, a comparação faz sentido. “O euro, na verdade, é a consolidação de todo o processo que a gente teve na União Europeia dos países se desenvolverem, de realizar políticas macroeconômicas comuns”, explica. O processo final de uma união entre países, segundo o professor, seria a moeda. Antes disso, deve-se passar por etapas, como a área de livre comércio, a união aduaneira, o mercado comum e a implementação de políticas macroeconômicas. Sem avanços como esses, não é possível criar uma moeda em conjunto com outro país. Sendo assim, para o economista, a chance de uma moeda única ser implementada entre Brasil e Argentina “é praticamente nula”. “Pode ser uma ideia para daqui duas, três, quatro gerações, no mínimo… Antes disso, não vejo a possibilidade”, declara Dutra.
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s