Clique e assine a partir de 9,90/mês

Natureza ameaçada

Levantamento inédito sobre a biodiversidade global revelou que espécies da fauna e da flora correm o risco de desaparecer do planeta

Por Jennifer Ann Thomas, Da Redação - 28 Maio 2019, 12h21

A Plataforma Intergovernamental Político-Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), um dos braços da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou em maio um amplo levantamento que dimensionou as consequências mais concretas do avanço civilizatório, desde a pré­-história, sobre a fauna e a flora do planeta, com especial destaque para o que ocorreu nas últimas cinco décadas. A situação é dramática.

O relatório identificou os principais fatores que causaram essa trágica situação. São eles: a alteração no uso do solo e dos oceanos, acarretando problemas como o da poluição; a exploração direta dos recursos naturais, o que leva, por exemplo, ao desmatamento; a inserção de espécies não nativas em determinados habitats, desequilibrando-os; e, em especial, as mudanças climáticas que afetaram o mundo, ocasionando o aumento de 1 grau na temperatura global desde a Revolução Industrial.

Publicidade