Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Espetáculo mostra como dança ajuda no tratamento da depressão

A depressão é uma doença que vem crescendo no mundo. É um distúrbio debilitante, mas que tem cura. E a dança é uma poderosa aliada nesse processo

Por Da Redação Atualizado em 10 dez 2018, 14h28 - Publicado em 24 out 2017, 17h39

Atualmente, mais de 320 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, segundo dados da OMS. No Brasil são mais de 12 milhões pessoas com a doença – somos o maior país da América Latina em porcentagem de pessoas com depressão. É um distúrbio debilitante, mas que tem cura. E a atividade física e a dança podem ser grandes aliadas no tratamento.

A psiquiatra Giuliana Cividanes conta como esses fatores auxiliam o paciente com depressão. ‘A dança, por ser uma atividade coletiva, ajuda na ressocialização do paciente depois que cessam os sintomas mais agudos. E hoje também se sabe que exercícios físicos melhoram a comunicação entre os neurônios’, explica.

Próximo Passo – O Espetáculo’ é uma iniciativa que busca ajudar, por meio da dança, pessoas que enfrentam ou já superaram a depressão. Foram escolhidas 40 pessoas entre mais de mil inscritos no projeto criado pela Libbs em parceria com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Foram quatro meses de treino até a apresentação, que ocorreu no começo deste mês. ‘Já senti uma centelha quente em mim desde o dia da audição. E, desde lá, a cada ensaio, percebo a melhora’, conta a pesquisadora Aranai Guarabyra, que descobriu que estava com a doença no final do ano passado.

 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.