Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Clube do Livro com Da Redação

O que os sociais-democratas podem aprender com Marx

O historiador Angelo Segrillo fala da biografia turbulenta do pensador alemão e diz que há um legado marxista até para quem não quer revolução

O filósofo alemão Karl Marx, autor de O Capital e do Manifesto Comunista (este, escrito em colaboração com seu grande parceiro, Friedrich Engels), deixou uma obra vasta e levou uma vida turbulenta, marcada pelo embate intelectual nos meios esquerdistas do século XIX.

Professor da USP, o historiador Angelo Segrillo publicou este ano, quando se lembra o 200º aniversário daquele que seria o teórico oficial do comunismo na União Soviética e em seus países-satélite — Karl Marx, Uma Biografia Dialética (editora Prismas). A obra acompanha a vida de Marx e examina criticamente o que disseram as várias biografias anteriores.

Nesta entrevista a Jerônimo Teixeira, no Clube do Livro, Segrillo conta episódios marcantes da vida de Marx — incluindo o episódio do provável filho que teve com uma empregada de sua casa — e examina o seu legado, que, diz o biógrafo, não se limita aos regimes totalitários comunistas do século XX.

Notícias sobre
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Social Democrata

    Nada, absolutamente NADA!

    Curtir

  2. “Clube do Livro com Da Redação
    O QUE OS SOCIAIS-DEMOCRATAS PODEM APRENDER COM MARX
    O historiador Angelo Segrillo fala da biografia turbulenta do pensador alemão e diz que há um legado marxista até para quem não quer revolução”
    .
    Quem sabe……, o idioma germânico !!?????
    Como fazer chucrute……..?
    Talvez…., apfelstrudel….?
    ‘Xôps’ ????????
    Ôbaaaaaaaa……!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. Xôpps alemon é muido pom .
    Mein Gott !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  4. Marx publicou trabalhos de diversas formas. Panfletos, matérias de jornais e o Capital que deve ser estudado. Muito confuso e difícil de ser entendido. Muito do que ali está não mais se aplica. Resta o Materialismo Histórico. Infelizmente ele paga até hoje pela Tese XI das Criticas a Feuerbach. Ele colocou um poste que deve ser contornado. Marx é para especialistas.

    Curtir