Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Zuckerberg muda os planos para a libra, a criptomoeda do Facebook

A ideia do magnata é tornar o projeto em uma carteira virtual que suporte câmbios do mundo todo

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 mar 2020, 19h45 - Publicado em 4 mar 2020, 15h38

Em outubro do ano passado, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi até o Congresso americano, em uma audiência realizada pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, e tentou convencer o governo daquele país que a sua criptomoeda libra, que funciona aos moldes do bitcoin, era uma boa ideia. Não deu certo. Mantiveram-se os temores de que a iniciativa pudesse ameaçar a privacidade das pessoas, ao mesmo tempo em que prejudicaria a segurança nacional dos EUA ao servir de ferramenta para que criminosos movimentem dinheiro.

Ciente disso, Zuckerberg, segundo apurou o jornal americano The Information nesta terça-feira (4), deu uma guinada em seus planos. Basicamente, uma forma de agradar aos reguladores para enfim por seu serviço financeiro no mercado. O novo plano da companhia será o seguinte: o token libra – a criptomoeda baseada em blockchain – deixa de ser a peça central da operação, e entram na estratégia os câmbios já existentes, como o dólar americano e o euro. O token, quando estiver concluído, será apenas das opções para fazer a conversão de valores. Assim, a empresa ganharia semelhança com as fintechs já existentes ao redor do mundo, que funcionam apenas como operadoras de pagamentos.

Além disso, o lançamento de carteira digital Calibra, que deve funcionar como uma vitrine para a tecnologia libra, permitindo que qualquer pessoa com um smartphone adquira e armazene a criptomoeda, teve o lançamento adiado, de junho para outubro. A ideia é conseguir mais prazo para divulgar o novo plano. Contudo, a disponibilidade das diferentes moedas ficará sujeita às negociações do Facebook com os governos e reguladores de fora dos EUA.

As informações dizem que os principais recursos de armazenamento e transferência de dinheiro da Calibra serão sincronizados ao Facebook Messenger e ao WhatsApp, com a intenção de que os usuários transfiram dinheiro tão facilmente como enviam um emoji — embora não esteja claro qual será o cronograma deste processo em relação ao lançamento planejado para outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.