Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wikipedia: US$ 16 milhões para continuar no ar

Site é um dos cinco endereços mais populares do mundo

A Fundação Wikimedia, responsável pela enciclopédia colaborativa Wikipedia, espera finalizar 2010 com pelo menos 16 milhões de dólares em doações individuais — o dobro do alcançado em 2009. O dinheiro é necessário para que o serviço continue gratuito para as pessoas de todo mundo.

Manter a Wikipedia no ar é uma tarefa gigantesca. O site foi considerada a 12º marca mais popular da web nos Estados Unidos em setembro e, segundo a comScore, recebe, em média, 80 milhões de usuários únicos por mês apenas no país. Como comparação, Google e Facebook recebem 180 milhões e 150 milhões de usuários únicos, respectivamente.

Os dados globais são ainda mais impressionantes. Os 400 milhões de visitantes, em setembro, elevaram a enciclopédia digital ao posto de 5º lugar entre os mais acessados do mundo.

A Fundação Wikimedia informa que a operação da Wikipedia em 2010 deve ter um custo superior aos 20 milhões de dólares neste ano. Em 2009, cerca de 250.000 doações individuais, vindas de mais de 100 países, ajudaram a entidade.

“Nos últimos 10 anos, a Wikipedia se tornou um recurso público vital para milhões de pessoas. Precisamos das doações para nos mantermos livres, sem qualquer interferência, e sem publicidade”, diz o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales.

A campanha para 2011 começa em janeiro. Os usuários podem colaborar acessando o endereço http://wikimediafoundation.org/wiki/Donate.