Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Um espaço inédito para o ensino de ciência é aberto em Brasília

SESI Lab é inspirado em um museu sediado na cidade de São Francisco e tem formato único no país, daem que visitantes interagem com as atrações

Por Da Redação Atualizado em 4 Maio 2023, 11h56 - Publicado em 19 dez 2022, 10h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos pilares do conhecimento e fator decisivo de desenvolvimento, o ensino de ciências costuma ser pouco valorizado no país. O resultado dessa deficiência pode ser constado numa comparação com o volume de engenheiros que se formam no Brasil em comparação a outros países emergentes. Enquanto por aqui se formam em média 47 000 desses profissionais a cada ano, a Rússia forma 190 000, a Índia, 220 000 e a China, 650 000. Em um esforço para mudar a maneira como a ciência e a divulgação científica são percebidos pela população, um importante passo foi dado no último dia 30 de novembro, com a inauguração do SESI Lab, um museu interativo sediado em Brasília.

    + CLIQUE PARA LER A NOVA EDIÇÃO DO VEJA INSIGHTS

    A atração possui 8 000 metros quadrados de área construída dedicados a compartilhar conhecimento sobre a ciência no ponto central da capital do país, no antigo Edifício Touring Club, icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer. Trata-se de um espaço em que crianças de todas as idades se divertem (e aprendem) com máquinas que simulam tornados e brinquedos que exploram as leis da física, química e biologia. No entorno, há mais 3 000 metros quadrados de área verde revitalizada com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais. O resultado é um complexo multiuso com experiências sensoriais a partir de um processo lúdico, divertido, estimulante, participativo, coletivo e democrático.

    Há pelo menos uma década, debate-se no meio acadêmico a hipervalorização das artes e humanidades em detrimento das ciências “duras” e da engenharia no Brasil. Iniciativas como o SESI Lab tem o objetivo de mudar essa realidade, no sentido de trazer maior destaque a esse campo do conhecimento. Em 23ª edição, VEJA Insights detalha o projeto do museu, erguido em parceria com uma instituição americana referência mundial no gênero, o Exploratorium, em São Francisco. Em meio a um contexto de dificuldades e escasso apoio oficial, é uma iniciativa alentadora que merece ser conhecida mais de perto.

    + CLIQUE PARA LER A NOVA EDIÇÃO DO VEJA INSIGHTS

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.