PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Starlink avança com internet via satélite para celulares comuns

Tecnologia 'Direct to cell' permite abrir mão de torres terrestres ou equipamentos especiais

Por Da Redação Atualizado em 2 dez 2024, 22h01 - Publicado em 2 dez 2024, 15h41

A Starlink, empresa do bilionário e futuro chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA Elon Musk, está expandindo seu sistema de internet via satélite para oferecer conectividade diretamente a celulares comuns, prometendo revolucionar o acesso à rede em áreas remotas e sem cobertura de provedores tradicionais. Essa tecnologia, chamada “Direct to Cell”, utiliza a extensa rede de satélites da empresa para transmitir dados diretamente para aparelhos LTE, que permitem abrir mão de torres terrestres ou equipamentos especiais.

A iniciativa representa um passo crucial na busca por conectar locais isolados de maneira eficiente e acessível, superando as limitações enfrentadas por projetos anteriores como o Iridium, na década de 1990. Isso não quer dizer que o projeto não enfrente desafios, com mais de 7.500 satélites em órbita, a empresa tem planos de chegar a 40.000, algo que resolveria o problema que quedas quando, eventualmente, não há um desses aparelhos sobre a sua cabeça.

O plano da Starlink é ousado: oferecer cobertura estável e rápida, com velocidades de 100 a 200 Mbps e latência de 20ms – um serviço que, rigorosamente, seria um intermediário entre o que é oferecido pelo 5G e o que costumava ser realidade na internet móvel de quarta geração.

No Brasil

A novidade promete um impacto significativo em regiões como a Amazônia e o sertão brasileiro, onde vastas áreas permanecem desconectadas. A inclusão digital em comunidades remotas pode viabilizar o acesso à telemedicina, ensino à distância e impulsionar as economias locais, além de democratizar o acesso à informação e comunicação.

Apesar dos desafios, como custos iniciais e regulamentação, a expansão da Starlink representa uma evolução em relação aos sistemas de comunicação via satélite do passado. A proposta ambiciosa da empresa não se limita a melhorar a conectividade, mas visa atender à crescente demanda global por comunicação universal, levando internet de alta qualidade a regiões onde nenhuma rede tradicional alcançou antes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.