Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Sociabilidade, aprendizado e relaxamento: conheça os benefícios dos games

No dia do gamer, celebrado nesta segunda (29), pesquisa reúne dados sobre aspectos sociais e o impacto dos jogos em nossa mente

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 ago 2022, 10h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Games oferecem benefícios sociais e cognitivos -
    Games oferecem benefícios sociais e cognitivos -  (Alistair Berg/Getty Images)

    Nesta segunda-feira (29), data em que é celebrado o Dia do Gamer, a Etermax Brand Gamification, divisão da desenvolvedora argentina Etermax, reuniu dados de diversas pesquisas e estudos em um documento que oferece uma visão tanto do aspecto social relacionado aos games quanto ao impacto que os jogos têm na mente dos jovens.

    Publicidade

    O levantamento mostra que 78% dos gamers conheceram novas pessoas graças aos videogames, 61% fazem parte de comunidades de gaming e 42% conheceram uma pessoa que se tornou um amigo íntimo por meio dos games. Há também um fortalecimento de laços envolvidos no ato de jogar: 72% dos gamers jogam com amigos e 74% dos pais jogam com os filhos.

    Publicidade

    Há ainda um certo grau de aprendizado envolvido no mundo dos games. Jogos em 3D, por exemplo, estimulam a memória. Títulos de ação favorecem a velocidade de reação, e os games de estratégia em tempo real contribuem para a flexibilidade cognitiva. Existem games voltados para o público infantil projetados para ensinar algo – de álgebra a princípios básicos da exploração espacial. Até grandes games focados em adultos, como a franquia Assassin’s Creed, têm conteúdos baseados em conceitos reais de história.

    E jogar pode ser uma atividade relaxante. De acordo com o documento, 59% dos jogadores descansam enquanto disputam partidas em games mobile.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além dos aspectos sociais e o impacto dos games na mente, o white paper levanta alguns dados sobre a preferência dos jogadores por títulos com anúncios ou não. Por exemplo: 82% dos jogadores preferem jogos com anúncios do que pagos, e 74% assistem anúncios em troca de recompensas – o que indica a oportunidade para empresas e marcas.

    A pesquisa completa pode ser encontrada neste endereço.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.