Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Pandemia acelera a transformação digital e reconfigura a atuação de TI

Surto da Covid-19 impulsiona digitalização nas empresas, que passam a demandar serviços especializados de tecnologia da informação

Por Bruna Ouchi, Abril Branded Content
Atualizado em 12 jun 2021, 23h50 - Publicado em 14 ago 2020, 11h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mundo está cada vez mais online. A transformação digital, que antes era apenas um futuro não muito distante, tornou-se realidade para muitas companhias. Para lidar com os desafios que surgiram durante a pandemia, segundo estudo da consultoria International Data Corporation (IDC), 62,8% das organizações brasileiras empregaram um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável; 52,4% conectaram organizações e indivíduos, independentemente de sua localização; 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e 38,7%, gerando confiança nos clientes.

    Essa mudança acelerada trouxe à tona a complexidade dos processos de TI que necessitam de profissionais capacitados. Para atender a essas demandas de inteligência, infraestrutura e negócio de grandes empresas, há fornecedores de tecnologia que oferecem equipes para realizar esses serviços especializados. A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, possui em seu portfólio o Serviços Profissionais, que é um conjunto de ofertas de consultoria, desenvolvimento e operação de projetos customizados de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para empresas, públicas ou privadas e de todos os segmento de atuação. 

    Como funciona? 

    O serviço disponibiliza equipes multidisciplinares e capacitadas para realizar atividades consultivas, customizar projetos ou operar o dia a dia da infraestrutura das empresas. “Nossa estratégia com o Serviços Profissionais é entregar ao cliente corporativo performance e comodidade, tratando das questões básicas às complexas de forma consultiva e customizada, utilizando a robustez do nosso portfólio e da nossa expertise no universo de TICs”, diz Rodrigo Shimizu, diretor de marketing da Oi Soluções.

    O conjunto de ofertas oferece módulos críticos para os negócios dos clientes, como o Centro de Controle de Serviços, voltado para a operação de infraestrutura e serviços de TI para suporte ao ambiente tecnológico e de usuários, com processos automatizados e indicadores predefinidos. Na gestão de cloud, a Jornada para Nuvem e Container atua no levantamento, planejamento técnico e financeiro, desenho de arquitetura e das fases de migração da infraestrutura e aplicações para ambientes de nuvem pública, privada ou híbrida. 

    No módulo Gestão da Segurança de Sistemas, o diagnóstico da infraestrutura de TI permite realizar o mapeamento lógico de todos os artefatos e objetos, como regras de firewall, portas abertas, fechadas, proxys, IPs (Protocolos de Internet), load balancer, diagnóstico de desempenho e vulnerabilidades, entre outros. Já o Suporte Técnico apoia a gestão e a manutenção de sistemas operacionais em redes, help desk e banco de dados e storage. E, por fim, o módulo Fábrica de Software, destinado ao desenvolvimento de aplicações e softwares em modelo ágil.

    Continua após a publicidade

    Outro benefício ao contratar um provedor de serviço profissional é não ter o risco de perder um funcionário qualificado, já que é alta a demanda por especialistas em tecnologia no mercado. Com o serviço, a companhia pode contar com um pool de profissionais que permite a rápida reposição sem riscos para a empresa. Nos projetos customizados, geralmente é preciso deslocar um time e montar uma estrutura para o desenvolvimento. A Oi Soluções possui laboratórios, além de mão de obra especializada, que atendem a essas demandas.

    A Oi Soluções tem investido em seu portfólio de TIC para o segmento nos últimos três anos e provê soluções que se baseiam na robustez e abrangência da rede Oi, com cerca de 400 000 quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 000 técnicos de campo. Hoje, a companhia atende 57 000 empresas, entre públicas e privadas, distribuídas pelo país, com serviços de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz. O Serviços Profissionais pertence à família de Serviços Gerenciados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.