Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Netflix perde assinantes pela primeira vez em dez anos

Em comunicado oficial, a plataforma de streaming afirma que fechou o primeiro trimestre de 2022 com 200.000 assinantes a menos

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 abr 2022, 21h45 - Publicado em 19 abr 2022, 19h30

Durante pouco mais de uma década, a Netflix, o serviço de streaming de filmes mais popular do mundo, só ganhou assinantes. Mas parece que a situação mudou. Em um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira, 19, a empresa anunciou que perdeu 200.000 assinantes apenas no primeiro trimestre de 2022.

A queda foi registrada depois que o serviço anunciou um aumento de preços em mercados importantes, como Estados Unidos e Reino Unido, e decidiu suspender as operações na Rússia após a invasão da Ucrânia. Mas o movimento deve continuar – e acelerar. Mais 2 milhões devem abandonar o streaming até julho, de acordo com as informações divulgadas aos investidores.

“Nossa penetração familiar relativamente alta – incluindo o grande número de famílias que compartilham contas -, combinada com a concorrência, está criando ventos contrários no crescimento da receita”, diz o comunicado. Para tentar minimizar os impactos, a empresa já anunciou que vai reforçar o monitoramento de usuários que compartilham a conta com outras pessoas.

Quando mudou seu modelo de negócios e adotou o streaming, a Netflix dominou o mercado por bastante tempo, mas desde então outras empresas correram atrás do prejuízo e hoje a concorrência é imensa. Praticamente todos os grandes estúdios oferecem seus próprios serviços, e o usuário é obrigado a escolher aqueles mais alinhados com suas preferências.

Ainda assim, a Netflix tem mais de 220 milhões de seguidores no mundo inteiro. Para efeito de comparação, a Amazon Prime tem 148 milhões de assinantes apenas nos Estados Unidos, embora seu serviço inclua outras vantagens na loja da Amazon. A Disney + alcançou a marca de 129,8 milhões de usuários no primeiro trimestre deste ano.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.