A autoridade de proteção de dados da Itália ordenou, nesta sexta-feira (30), o bloqueio do ChatGPT no país por descumprimento das leis locais de proteção de dados. A decisão foi tomada após uma denúncia de violação de informações de pagamentos e conversas realizados por usuários assinantes do serviço.
O órgão oficial acusa a OpenAI de coletar massivamente dados dos usuários, de não deixar claro que tipo de informação está sendo recolhida e de não ter qualquer filtro de idade, apesar de alegar que o uso é destinado apenas para maiores de 13 anos. O banimento será mantido até que a empresa ajuste o programa às regras do país.
O ChatGPT foi anunciado no fim de 2022 e, desde o seu lançamento, gera discussões a respeito dos perigos potenciais. Essa semana, Elon Musk e mais de mil especialistas em tecnologia divulgaram uma carta em que pedem a interrupção temporária do desenvolvimento dessas ferramentas para possibilitar a criação de protocolos de segurança que atenuem os possíveis riscos das inteligências artificiais para a sociedade.