Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Inteligência artificial possibilita reunião de Maria Rita e Elis Regina

Mãe e filha se juntam em campanha publicitária que teve mais de 2.454 horas de pós-produção

Por Marília Monitchele Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2023, 09h44 - Publicado em 3 jul 2023, 22h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Maria Rita era uma criança de apenas 4 anos quando sua mãe, Elis Regina, morreu, em 1982, aos 36 anos de idade. Mais de vinte anos depois, em 2003, ela lançou seu primeiro álbum, Maria Rita. Crescer tão conectada a um dos maiores ícones da música brasileira certamente teve um impacto no interesse pela carreira musical. No entanto, o dueto de luxo nunca tinha sido possível… Até agora. Com a ajuda da inteligência artificial, o encontro entre mãe e filha pode, finalmente, se tornar realidade. 

    Um vídeo produzido para uma campanha publicitária reúne as duas gerações da MPB em um encontro inédito. Para recriar o rosto e os movimentos de Elis, a produção do filme contou com tecnologias de inteligência artificial treinadas especificamente para realizar o reconhecimento facial da cantora, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologias pré-treinadas a partir de dados genéricos. A junção dessas ferramentas com a ajuda específica de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura entre um rosto real de uma dublê e a imagem recriada de Elis, dando impressões mais próximas da realidade.

    O vídeo, que teve aproximadamente 2.454 horas de pós-produção, o equivalente a 108 dias, compõe o visual do lançamento da música Como Nossos Pais, regravada por Maria Rita.

    ENCONTRO INÉDITO: Maria Rita tinha apenas quatro anos quando Elis Regina faleceu. Com a ajuda de inteligência artificial, mãe e filha cantam juntas -
    ENCONTRO INÉDITO: Maria Rita tinha apenas quatro anos quando Elis Regina morreu. Com a ajuda de inteligência artificial, mãe e filha cantam juntas – (Volkswagen/Divulgação)

    A ação marca o início das comemorações dos 70 anos da Volkswagen no Brasil e inicia com Maria Rita cantando ao volante de uma ID.Buzz, Kombi elétrica da montadora, junto à mãe, emparelhada em uma Kombi clássica. As duas cantam juntas enquanto alguns automóveis, como o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP-2, aparecem de forma saudosa, dando lugar aos novos modelos elétricos da marca. A voz original de Elis permaneceu intacta, apenas seu rosto foi recriado a partir de imagens da internet e de acervo.

    Continua após a publicidade

    “Assim como foi emocionante para a Maria Rita contracenar com sua mãe, impactando todos que estavam no projeto, nosso objetivo é emocionar a todos os brasileiros”, diz Christiano Bock, da AlmapBBDO, agência responsável pela campanha — o vídeo foi produzido pela Boiler. “ O momento épico marca a história e traz o desejo da Maria Rita e dos brasileiros de ter esse presente ao ver as duas cantando juntas”, complementa Livia Kinoshita, gerente-executiva de Marketing da Volkswagen Brasil. 

    A inteligência artificial tem se tornado uma ferramenta essencial no resgate das contribuições de muitos artistas que já se foram. Há casos em que músicas inéditas inteiras de artistas já falecidos, como Amy Winehouse, Kurt Cobain e Jimi Hendrix, foram criadas usando a tecnologia.

    Seguindo a tendência, Paul McCartney anunciou no mês passado que lançará, ainda em 2023, a última música dos Beatles, com a participação de John Lennon, feita com a ajuda de Inteligência Artificial. De acordo com McCartney, a ferramenta de IA extraiu a voz de Lennon de uma demo antiga, tornando possível que ela fosse usada na nova música. Em entrevista à Rádio BBC 4, o ex-beatle disse considerar as novas tecnologias “meio assustadoras, mas também o futuro”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.