Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google é hackeado: ‘Ótimo momento para morrer’

Principal ferramenta de buscas do mundo fica fora do ar. Em seu lugar, aparece uma ilustração japonesa com uma mensagem assustadora

A página do Google, a maior ferramenta de buscas do mundo, foi hackeada na tarde desta terça-feira. O site ficou fora do ar e sua interface deu lugar a uma imagem de um mangá japonês com uma música ao fundo e uma mensagem macabra abaixo: ‘É um ótimo momento para morrer”, escrito em inglês. O hacker se identifica como Kuroi’SH.

O ataque tirou do ar o buscador e alguns de seus serviços, como o Google Maps e o Google tradutor. O YouTube e o Gmail, porém, permaneceram imunes. Este tipo de ataque, chamado de “Defacement”, consiste na mudança da interface de um site e normalmente ocorre como forma de protesto.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. César Augusto

    HAHAHA, que desmoralização para o arrogante Google! Algum moleque qualquer conseguiu hackear a página principal deles!

    Curtir

  2. Guetto Espacial

    Cêis só postam inutilidade mesmo, é a era das notícias rápidas. Não importa pesquisar sobre o assunto, não é importante publicar algo que seja esclarecedor, importa ser o primeiro a posta, né? Vou ajudar vocês.:

    A Google não foi atacada, nem hackeada, nem crackeada. Cada um desses termos é errado para o cenário atual.

    Nem o DNS da Google foi atacado. É impossível atacar o DNS do Google, pois é protegido por normas de Segurança de DNS. Empresas grandes possuem proteção que impedem que as informações de DNS sejam atualizadas. Ou seja se acontecer, elas não são propagadas.

    O que aconteceu, foi que provavelmente um servidor intermediário de DNS foi atacado. Por isso somente em algumas provedoras e certas regiões isso acontece.

    Existem milhares de servidores de redistribuição DNS, são servidores locais que servem para propagar mais rapidamente os dados.

    Dois cenários podem ter acontecido.
    O primeiro é no qual as informações de aliases ou de registros DNS foram substituidos temporariamente nesse servidor intermediário. Cada registro de DNS possui um campo chamado “TTL” que é o tempo de atualização e repropagação do registro.

    Para alguns provavelmente ainda aparece pois provavelmente ou na máquina de vocês ou outro servidor DNS mais próximo ou até o roteador de vocês, está com regras de forçar cache de DNS.

    Limpar o registro de cache DNS pode ajudar. Isso é possível de se fazer tanto no Navegador quanto no Sistema Operacional e até no Roteador, qualquer um desses pode estar com cache.

    O atacante deve estar fazendo um ataque bruto de substituição, enganando o servidor intermediário. Porém isso é difícil. Aliás é muito estranho ver isso acontecer, pois organizações como o Google usam DNSsec. Ou seja isso confirma que um servidor intermediário foi atacado.

    Curtir

  3. Wellison Lopes

    Os otakus vão dominar o mundo 😂😂😂

    Curtir

  4. Pena que a GOOGLE não tem um sistema de segurança tão bom quanto às nossas urnas eletrônicas! hahahaha

    Curtir

  5. Marco Alves Monteiro

    Guetto Espacial, explique o que é “cêis” e porque você trata o Goolgle no feminino. Algum fetiche ou ignorância mesmo?

    Curtir

  6. Caro Marco Alves, o Guetto Espacial usou o termo no feminino tendo em vista haver se referido a empresa e não ao aplicativo Google. Quando se trata da empresa (no caso, Google), a referência é exatamente esta.ocorre qua comumente se confunde e termina-se por se referir a pessoa jurídica na forma feminina. O “cêis”, deve ter sido forma coloquial de expressão, mas o fato é que a Google sofreu sim, um ataque. Isso ficou patente, tanto que o Guetto diz ao final “o atacante…”.

    Curtir