Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Facebook vai criar ‘contas verificadas’ para celebridades

Novo recurso vai oficializar uso de apelidos e nomes artísticos dentro da rede

Por Da Redação 16 fev 2012, 09h48

A rede social Facebook deve divulgar nesta sexta-feira um sistema de “contas verificadas”, que será utilizado para evitar problemas como roubo de identidade e falsidade ideológica. De acordo com o site TechCrunch, apenas celebridades e figuras públicas terão acesso ao recurso, que também vai permitir o uso de nomes artísticos. Por exemplo, Stefani Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, poderá utilizar seu apelido no perfil como um substituto do seu nome original – algo que, até então, não era oficialmente permitido pela rede.

A princípio, apenas pessoas convidadas pelo Facebook poderão usufruir da novidade. Para garantir seu status, o usuário deve enviar uma foto de seu documento de identidade que confirme a propriedade da conta. Todos os nomes artísticos serão aprovados manualmente pelos funcionários da companhia.

O sistema de “contas verificadas” ficou popular com o Twitter, que introduziu o recurso em 2009 após diversas reclamações de celebridades que tiveram seus nomes roubados no serviço. Após a confirmação de propriedade da conta, que é feita a partir de uma foto do usuário, o microblog insere um selo especial para atestar a veracidade do perfil.

Porém, o próprio Twitter estabeleceu um critério para a concessão, que praticamente limitou a autenticação a um grupo de contas mantidas por pessoas públicas, empresas famosas e órgãos governamentais. A principal diferença é que, no caso do Facebook, o selo de autenticidade não estará presente no perfil.

Continua após a publicidade
Publicidade