Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Assine VEJA a partir de 5,99

Entrada de Os Simpsons na franquia de jogos Fortnite revela o duradouro apelo da animação

O feito ocorre quase quarenta anos após sua estreia na TV americana

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 nov 2025, 08h00

O ano de 1989 foi especial para a história da televisão. A primeira temporada da clássica série de comédia Seinfeld foi ao ar em julho e, em setembro, o público assistiria aos primeiros episódios de Baywatch, com o galã David Hasselhoff (e, mais tarde, a escultural Pamela Anderson), seriado que se tornaria um dos mais vistos de todos os tempos, superando 1,1 bilhão de espectadores. Mas, enquanto essas produções tiveram seu momento de glória e hoje sobrevivem apenas de reprises, outra criação se manteve relevante e fecunda desde então. Concebida por Matt Groening, Os Simpsons começou a ser exibida no fim de 1989 e hoje é uma das atrações mais longevas da indústria do entretenimento. O surpreendente, no entanto, é a maneira como ela conseguiu o feito de preservar seu impacto cultural em um mercado cada vez mais disputado e rotativo. Um dos segredos está em sua infiltração em outras mídias de porte. E a maior prova é a entrada de Homer, Marge, Bart e o restante da família e do elenco no game mais popular da atualidade, Fortnite.

O jogo é um fenômeno com mais de 650 milhões de usuários cadastrados e uma média de 2,5 milhões de pessoas conectadas em partidas a qualquer hora do dia ou da noite. No módulo on-line, os jogadores usam uma variedade de armas para enfrentar os rivais. Ganha quem for o último sobrevivente. O apelo está na maneira como o game insere, de forma constante e orgânica, diversos personagens e cenários da cultura pop. “O Fortnite se tornou um ecossistema em que se consegue fazer coisas que nunca vimos em outro lugar, como juntar personagens da Marvel e da DC Comics ou misturar Darth Vader com Rick and Morty”, diz Vicente Mastrocola, professor da graduação em jogos digitais da PUC-SP. “Por sua proposta irreverente, conseguiu um espaço onde cabe tudo, e fez isso de forma muito estratégica.” Ao longo do mês de novembro, a cidade de Springfield, onde a série animada se passa, será o ambiente em que os jogadores vão se encarar. Além de poder controlar personagens clássicos, o jogo está repleto de surpresas para os fãs de longa data. Participar de um espaço tão concorrido é uma mostra do duradouro sucesso de Os Simpsons.

CLÁSSICO - Hit & Run, lançado em 2003: ele é hoje citado como a melhor adaptação da história para o ambiente digital
CLÁSSICO – Hit & Run, lançado em 2003: ele é hoje citado como a melhor adaptação da história para o ambiente digital (./Divulgação)

Mas a jornada do desenho extrapola o ambiente dos games. Um dos motivos que ajudam a explicar o êxito do fenômeno cultural é o envolvimento contínuo de seu criador, Matt Groening, na produção. “Os episódios também dialogam com o tema da família de forma universal, e seus personagens têm personalidades muito fortes e marcantes”, afirma Mastrocola. Outra fórmula inesgotável é realizar uma ácida crítica da sociedade americana atualizando os alvos e assuntos. Nas temporadas mais recentes, fez-se piada com as canetas emagrecedoras de Ozempic e com outras séries famosas, como Stranger Things.

Ainda assim, o ingresso no Fort­nite reforça a longa ligação de Os Simpsons com o universo dos jogos eletrônicos. Desde o início dos anos 1990, uma leva de títulos tentou levar o universo da série para os consoles. Um dos melhores exemplos é Hit & Run, que saiu para PlayStation 2 e outras plataformas em 2003. Na trama, os personagens desempenham árduas missões em Springfield. Nos últimos anos, a série migrou também para os smartphones com Tap­ped Out, jogo gratuito que ficou mais de uma década disponível ao público. Agora, dentro do maior game da atualidade, ninguém segura mais a grande família.

Publicado em VEJA de 14 de novembro de 2025, edição nº 2970

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.