Em outubro, iTunes Store passa a vender música no Brasil
Segundo fontes do mercado varejista, Apple venderá cartões com créditos a serem trocados por arquivos sonoros
Um dia depois do anúncio oficial do lançamento do iPad 2 no Brasil, fontes do mercado de varejo confirmaram ao site de VEJA que a iTunes Store – loja virtual de programas, vídeos e músicas da Apple – deve, enfim, começar a vender fonogramas aos consumidores brasileiros.
O modelo inicial de negócios da companhia será baseado na compra de cartões especiais, que garantem créditos para compras no sistema. Os valores não estão confirmados, mas deverão ser oferecidas opções entre 10 e 50 reais. No mercado americano, a loja virtual vende uma música por, no máximo, 2,30 dólares.
No primeiro momento, essa deve ser a única forma de fazer compras na futura iTunes brasileira, asseguram as fontes. Isso porque a Apple ainda não montou um sistema de cobrança específico para o Brasil.
A iTunes Store foi criada em abril de 2003 e atualmente está disponível oficialmente em quase 30 países. Desde sua inauguração, já vendeu mais de 14 milhões de músicas, além de 3.000 shows de TV produzidos dos Estados Unidos. O Brasil deve ser o primeiro país da América do Sul a receber uma versão local.