Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Avatar da Vênus de Botticelli vira influencer na Itália e causa polêmica

Ideia do ministério de Turismo foi recebida com críticas por especialistas e figuras públicas

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 Maio 2023, 17h00

Os influenciadores virtuais são uma tendência que ganhou força nos últimos anos e tem, no Brasil, como principais representantes os mascotes de grandes redes de varejo. Esses avatares acabam de ganhar mais uma personalidade, dessa vez, internacional. O ministério do turismo da Itália transformou a Vênus de Botticelli numa influencer digital. 

Nas campanhas do ministério, uma versão vestida e moderninha da deusa do amor aparece posando em cidades costeiras como Polignano a Mare ou andando de bicicleta por paisagens tipicamente romanas, como Panteão e Coliseu. Embora espirituosa, a campanha foi vista como polêmica. 

Na imprensa local e em redes sociais, especialistas e figuras públicas dizem que a campanha banaliza tanto a obra, pintada pelo mestre renascentista Sandro Botticelli, quanto as tradicionais paisagens locais. “Usá-la com uma camiseta enquanto come uma pizza para anunciar a Itália ao redor do mundo é, penso eu, uma escolha infeliz e injusta para nossa cultura”, publicou Dario Nardella, prefeito de Florença, em sua conta do Facebook. 

View this post on Instagram

A post shared by Venere Italia (@venereitalia23)

A influenciadora não foi o único alvo de críticas. O nome da campanha, “Open to meraviglia”, uma mistura de termos em inglês e em italiano para “aberto para admirar”, também não foi bem recebido, principalmente porque o governo de Giorgia Meloni, atual primeira ministra, tem, como uma de suas bandeiras, proteger a língua italiana. 

Continua após a publicidade

Os criadores respondem às criticas dizendo que a campanha, na realidade, é voltada para estrangeiros, o que justificaria o uso do inglês. Eles explicam ainda que a campanha não está finalizada. 

O investimento numa agência para o desenvolvimento da influencer também foi visto como desnecessário. Utilizando ferramentas de inteligência artificial, internautas criaram versões mais realistas da influenciadora, com um custo bem mais baixo do que o gasto pelo governo. Em entrevista à AP News, a CEO da Agência Nacional de Turismo, Ivana Jelinic, disse que a campanha custou cerca de 9 milhões de euros. 

A ação de marketing estreou, oficialmente, no último dia 20 e, na última semana, a influenciadora virtual fez sua primeira aparição internacional numa feira de turismo de Dubai. A recepção polêmica foi bem recebida pela agência. “Nossa campanha é bem mais atraente do que [os crítico] querem admitir”, afirmou Jelinic ao site de notícias. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.