Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

App tem missão quase impossível: decifrar a letra dos médicos

Basta fotografar a receita com a câmera do smartphone: o programa promete responder em algumas horas, informando nome do medicamento prescrito

Por Rafael Sbarai
23 jan 2014, 11h28

Os pacientes acabam de ganhar um aliado na antiga e difícil tarefa de compreender prescrições médicas contidas em receitas escritas à mão. A Netfarma, maior farmácia on-line do Brasil, lança nesta quinta-feira um aplicativo que promete fazer o reconhecimento de letras pouco legíveis, o Netfarma Acha, que está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google).

Leia também:

App compara e partilha preços de produtos do supermercado

O primeiro passo é tirar uma foto da receita, usando a câmera do smartphone. O app vai funcionar em dois estágios. Por ora, uma equipe de quinze farmacêuticos vai receber a imagem pela rede e responder, em poucas horas, qual o nome e posologia do medicamento prescrito. Se nem os profissionais conseguirem decifrar o enigma, o consumidor é orientado a entrar em contato novamente com o médico.

Continua após a publicidade

Em abril, começa o segundo estágio. A partir de um banco de dados e imagens, o app fará a leitura automática da prescrição. “Esse acervo será alimentado pelas receitas dos próprios consumidores, permitindo que nosso algoritmo seja treinado diariamente”, diz Rodrigo Machado Gomes, gerente de tecnologia da empresa. Em ambos os estágios, assim que o nome do medicamento prescrito for reconhecido, uma mensagem é disparada para o usuário, contendo um link com uma oferta do item pesquisado. É aí que a Netfarma sai ganhando.

O aplicativo também possui uma funcionalidade de reconhecimento de embalagens de produtos de beleza e saúde. Para usá-lo, é necessário estar conectado à internet e apontar a câmera de um smartphone ou tablet para um código de barras ou para o produto.

Criada em outubro de 2012, a Netfarma oferece mais de 20.000 itens e contabiliza 890.000 clientes – entre seus acionistas, está Márcio Kumruian, fundador da Netshoes, maior site de e-commerce esportivo brasileiro. A expectativa de companhia é que recursos como o Netfarma Acha, entre outros, ajudem a quadruplicar o faturamento da companhia em 2014. “Nossa meta é alcançar 70 milhões de reais em vendas”, explica Edilaine Godoi, executiva de e-commerce da empresa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.